VISUALIZARAM ESTE BLOG

Conheça o C-BET, Centro Brasileiro de Educação Teológica

Educação teológica a distância, preservando a essência da Palavra, a um custo acessível a todos.

Conheça o Pastor Valdinei Pereira

Um breve resumo de sua vida e ministério

Assista os DVD's do Pastor Valdinei Pereira

Uma pequena porção de cada Mensagem do Pastor Valdinei em vídeo

Amigos do Pastor Valdinei Pereira

Deixe uma mensagem de apoio ao ministério do Pastor Valdinei Pereira.

Palavras Que Saram

Assista e envie para seus amigos. Uma forma prática de evangelizar seus amigos

Agenda do Pastor Valdinei Pereira

Acompanhe os trabalhos do Pastor Valdinei Pereira através de sua agenda

LIVRARIA VIRTUAL

Conheça os livros, apostilas, CDs e DVDs do Pastor Valdinei Pereira

QUE BOM PODER COMPARTILHAR COM VOCÊ...

A tecnologia deve ser usada ao nosso favor, em prol da divulgação do Reino de Deus.

E é exatamente isso que queremos fazer.

Através deste espaço iremos divulgar a agenda do Pastor Valdinei Pereira, suas pregações, seu material, seus projetos e contatos.

Visite-nos sempre, pois sempre teremos algo novo para abençoar o povo de Deus.

Que Deus continue lhe abençoando grandemente, em Nome de Jesus.

Amigos do Valdinei

Este espaço está destinado para que pastores e amigos do pastor Valdinei possam deixar sua opinião e depoimentos com respeito ao seu trabalho, vida pessoal e/ou ministério.

Favor colocar seu nome completo e, se for pastor ou obreiro, os dados do ministério ministério (denominação e endereço)

Adorando a Deus

Uma das mais lindas palavras, com um significado tão nobre e maravilhoso, a adoração faz parte das primeiras expressões que formam o novo vocabulário e vida do discípulo.

Ela é alvo de nossa profunda busca, e sempre reconhecemos que podemos ir mais além, "mergulhar" nas águas profundas do Espírito.

Conversando certa vez com nosso amado Daniel Souza, ele me disse algo que já estava em meu coração, mas, sem dúvida alguma, me trouxe uma clareza bem maior sobre o processo da adoração em nossas vidas: ADORAÇÃO É UMA REAÇÃO!

Refletindo sobre isso, compartilho alguns aspectos importantes que refletem na vida de um verdadeiro adorador.

Somente adoram a Deus, homens submissos.

Sem submissão, ninguém pode adorar a Deus! Para Deus, é realmente importante a nossa decisão de submissão. Desde o começo fomos criados com esse objetivo. Antes da queda do homem, em Gênesis cap. 1, este tinha um posicionamento natural de submissão a Deus.

Depois da queda porém, essa decisão não é refletida naturalmente em nossas vidas. Quando entregamos nossas vidas a Jesus, quando Ele passa a ser o Senhor, retornamos para a vontade de Deus. Para o Seu governo. É por isso que chamamos Jesus de "Senhor".

Para Deus isto importa tanto, que Jesus foi enfático para aqueles que dizem o conhecer, mas não o obedecem, conforme Lucas 6:46: "Por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando"?

Temos exemplos na Bíblia de homens que foram obedientes e de homens que não foram. Um dos mais lembrados por todos nós foi o de Saul. Saul foi o primeiro rei de Israel. Em 1º Samuel 11:6, a palavra diz que o Espírito de Deus se apossou de Saul.

Ele tinha, portanto, todas as condições não somente para ser um rei bem sucedido, mas para ser um amigo de Deus. Que cooperador de Deus teria sido Saul! Ele foi o primeiro rei da história de Israel! No entanto, em algum momento, sua "visão" de reino, não foi a visão que Deus havia orientado.

Deus não pode levar o seu projeto adiante com pessoas que não o obedecem. Ou que julgam o que é certo ou errado. No caso, foi o modo como procedeu Saul, cf. 1º Sm. 13:11-12.

E eu e você? Como estamos na avaliação de Deus? Andando em obediência, ou "sugerindo" a Deus a maneira como devemos andar?

Espero, sinceramente, que estejamos nos submetendo completamente a Ele, porque se não estamos vivendo essa realidade, estamos vivendo apenas uma vida religiosa, e não o compromisso pelo qual fomos chamados por Deus.

"Porque dele, por meio dele, e para ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" Rm. 11:36

Cada um de nós tem diante de si situações que apontam para uma decisão. E é aí que se expressa a adoração na prática. Não somente com nossos salmos, cânticos e palavras.

Ainda sobre submissão a Deus, vimos ante um exemplo de alguém (Saul) que não honrou o chamado de Deus, não submeteu-se.

Cada um de nós tem diante de si situações que apontam para uma decisão. E é aí que se expressa a adoração na prática. Não somente com nossos salmos, cânticos e palavras.

Mas (e principalmente) com o nosso firme posicionamento em descansar na vontade de Deus. É esta atitude que vai fazer refletir em nós a verdadeira adoração.

Já que estamos analisando o livro de 1º Samuel, não poderíamos deixar de observar a vida de Davi. Afinal de contas, este é aquele de que a Bíblia diz "um homem segundo o coração de Deus".

A razão para que Davi tenha sido considerado assim, é que ele conhecia e REconhecia a autoridade de Deus. Ele entendia que todas as coisas estavam sob o controle de Deus.

Davi faz diversas menções sobre isso: "Teu Senhor é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque Teu é tudo quanto há no céu e na terra; Teu Senhor é o reino e Tu te exaltaste por chefe SOBRE todos." 1 Cr. 29:11

Que rei era Davi! um rei que buscava em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, e que reconhece que tudo pertence a Deus.

Trazendo para a nossa realidade, toda a nossa esfera de atuação deve ser completamente submetida a Deus. Família, o meu "EU", trabalho, estudos, ministérios, tudo isto centralizado em Deus!

Ele é quem sabe e toma as devidas decisões. Não tomamos nenhuma decisão sem a autorização de Deus. Fomos chamados a viver este padrão de vida.

Quando nos deixamos reinar, quando isso é o alvo do nosso coração, aí surge a reação! Aí fluirão de nossas vidas salmos de louvor, como os que fluíram da vida de Davi!

Hoje em dia, homens e mulheres tem sido levantados por Deus para levar a bandeira da Sua adoração. Sendo assim, é necessário que cada um de nós, discípulos de Jesus, que recebem esse chamado, seja exemplo de submissão a Deus, através do reinado de Jesus.

Do contrário, estaremos com o foco errado. Estaremos buscando o "fogo" de Deus sem deixar que esse fogo, que é a presença do Espírito Santo tome o devido e real lugar em nossos corações.

Estaremos "coando mosquitos e engolindo camelos". Nos preocupando com rituais e não com a verdadeira mudança de Deus em nossas vidas através do Seu governo.

Todos nós que somos discípulos de Jesus não nos deixemos levar por nenhuma direção que não se volte para o Senhorio de Cristo em nossas vidas! Não deixemos o pecado fazer parte de nosso cotidiano porque muitos o tem aceito!

E isto subirá como aroma suave a Deus! É verdadeira adoração. E assim, vamos cooperar com Senhor Jesus para que outros sejam impactados com o Seu Senhorio também.

"Eu amo os que me amam. Os que me procuram me encontram" Pv.8.17

Os adoradores são íntimos de Deus!

Ninguém consegue expressar um amor muito profundo por alguém que não conhece ou não ouviu falar. Podemos até, por fruto do Senhor Jesus em nós, refletir para as pessoas que não conhecemos amor, mas não será como expressamos para aqueles que convivem conosco.

Se eu, ao conhecer uma pessoa, conversar por breves cinco minutos com ela, terei mais liberdade e haverá uma possibilidade muito maior de expressar o meu amor por ela.

Acontece que nestes cinco minutos, ainda que cinco minutos, eu me tornarei mais ÍNTIMO desta pessoa.

Uma vez, fui a um programa de rádio para anunciar o programa que eu começaria a fazer. O radialista daquele programa não me conhecia, mas durante meia hora intercalada por cânticos, conversamos. No final de seu programa, ele disse aos ouvintes: "Então, a partir de tal data e tal horário, o Samir, este irmão que já aprendi a amar, terá o seu programa..."

O que aconteceu? Aquela meia hora foi tempo suficiente para que nós nos conhecêssemos e, de antes desconhecidos, agora já estávamos simpaticamente contando com a amizade um do outro.

A adoração a Deus, da mesma forma, vai se manifestar em nossas vidas, de acordo com a intensidade que zelamos pela intimidade com Deus. Se buscamos pouco, pouco refletirá adoração em nós. Se buscamos muito, certamente conheceremos mais ao nosso Deus. A Sua palavra nos diz: ..."os que me procuram me encontram." Pv. 8.17 .

Às vezes, há uma confusão, porque algumas pessoas pensam que à partir da nossa conversão nossa intimidade com Deus já é plena e suficiente.

De fato, quando nos convertemos a Cristo, automaticamente temos comunhão com Deus. Mas intimidade é fruto do quanto queremos conhecer, ouvir, saber, aprender de Deus. Se eu ler a palavra, lá Deus irá se revelar a mim. Se eu orar e perseverar nessa atitude, estarei mais sensível à Sua voz. É um processo, sem dúvida, natural.

Dos doze discípulos de Jesus, um se destacava na intimidade com o Senhor. Este era João. Ele era tão íntimo do Senhor, que inclinava a cabeça no peito do Mestre para O ouvir(Jo. 13.25 e 21.20). Acredito que o Senhor não orientava aos seus discípulos a fazerem isto. Esta era uma atitude de João! Por outro lado, sempre que Jesus ia a algum lugar e não iam todos os seus discípulos, em geral três o acompanhavam: Pedro, Tiago e JOÃO.

Portanto, intimidade com Deus é fruto prático na vida de uma pessoa. Quem se direciona até Deus, acaba conhecendo mais a Deus, mais DE Deus. E quem O conhece mais O ama mais por vê-Lo como Ele realmente é. A pessoa que assim anda, acaba se rendendo completamente a Ele e se deixando reinar por Cristo. A adoração então, fluirá.

Com qual dos doze discípulos de Jesus queremos ser parecidos no que diz respeito a intimidade com o Senhor Jesus?

Samir Machado
Fonte: Adorar.net

Adoração: Um estilo de vida

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade”. João 4.23,24.

Por muitos anos tenho aprendido e ensinado sobre adoração e, cada vez mais, reconheço que esse é um assunto sobre o qual o Espírito de Deus precisa nos ensinar muito mais. Desde o início de meu ministério me deparei com essas palavras de Jesus. O Espírito Santo abriu meu coração para buscar um entendimento mais amplo dessa verdade. Tenho um profundo desejo de vivê-la, pois, Jesus afirmou que é exatamente isso que o coração do Pai procura.

Entendo que Deus não busca adoração, pois, dela o céu está repleto. Compreendo, pela Palavra, que Deus procura adoradores mais que adoração e que eles o façam em espírito e verdade.

Este artigo não pretende ser um tratado completo sobre esse assunto. Mas, sim, uma reflexão de um coração que a cada dia diz ao Pai: “Eis-me aqui Senhor, quero ser um entre os adoradores que procuras. Quero ser encontrado por Ti, ó Pai, no meu viver, no meu lar, no meu ministério, dia após dia, onde eu estiver; e que tu possa contar comigo como teu adorador”.

Quero, com todo o amor, projetar aos que trabalham nessa área da vida da igreja a minha experiência como adorador, músico, compositor e produtor. Será a palavra de quem, por muitos anos, tem participado nesse setor da vida da igreja local como na extra local. Palavra dirigida a todos aqueles que servem a Deus nesse campo, buscando ajudar aos que procuram, como eu, serem verdadeiros adoradores.

A Semente

Desde pequeno cresci em uma congregação evangélica, onde aprendi que a adoração a Deus era uma forma diferente de se cantar. Quando nos reunimos nos cultos havia um tempo inicial dedicado ao cântico de “corinhos de adoração”, visando preencher o espaço em que as pessoas chegavam e se preparavam para participar do encontro. Durante o culto os hinos eram cantados pelo hinário, os testemunhos eram apresentados e a Palavra era ministrada. Assim, por muito tempo, o conceito que eu possuía de adoração limitava-se ao que fazíamos nos momentos que antecediam ao culto.

Assim como eu, muitas pessoas devem ter recebido esse ou outros conceitos não corretos de adoração, levando-as a um enfoca a adoração como uma forma, um estilo, ou um espaço de tempo a ser preenchido.

Para muitas pessoas adorar é um ato contemplativo que busca uma aproximação maior a Deus. Era, assim, que os monges medievais compreendiam. Uma contemplação de Deus, feita na vida reclusa que levavam, em total separação do mundo exterior. Assim, passavam grande parte de suas vidas em celas solitárias, confinados em clausuras, contemplando e adorando a Deus. Não digo que tais conceitos estejam de todo errados, porém afirmo que adoração é algo que vai muito além de formas ou expressões estereotipadas, pré-determinadas pelo tempo, espaço e estilo.

Tudo isso, entretanto, expressa uma grande verdade, a adoração começa com a busca que um ser humano faz para estar diante do Deus Criador. Adoração é fruto de uma “semente” que Deus plantou no coração do homem ao criá-lo (Gênesis 1.26,27). Antes que o diabo plantasse a semente do joio da rebelião e da desobediência, Deus já semeara a sua preciosa semente – sua imagem e semelhança – ao soprar-lhe o fôlego de vida (Gênesis 2.7). É a presença dessa semente divina que leva o homem a buscá-lo. Em cada pessoa que nasce a semente se faz presente e a acompanhará por toda a sua vida. Desde as mais longínquas civilizações que temos conhecimento, o homem, de diferentes formas, buscou a Deus, até mesmo não tendo noção das dimensões do que fazia. Ao estudarmos qualquer uma das culturas da humanidade veremos que existiu, em todas, uma centralização na busca do divino, do desconhecido, do sobrenatural, da razão de existir, do santo e do ser. Quando um nativo se prostra diante do sol, em seu interior há uma procura de Deus. Quando os pagãos fazem seus sacrifícios a diferentes divindades e entidades, revela-se uma busca incessante daquele que o criou.

O diabo sabendo da existência dessa semente procurou fazer com que o homem se satisfizesse com mentiras e ilusões. Assim ele quer, nas mais diferentes seitas e religiões, transferir o poder de Deus para distintos espíritos enganadores. Ele tenta anular o poder do sangue de Cristo usando o sangue de animais e de aves. Entretanto, nada disso, nem mesmo outros sofismas demoníacos podem anular, substituir ou satisfazer a “semente” que está na pessoa humana. Nem mesmo qualquer ídolo moderno como o dinheiro, conforto, lazer e prazeres poderão fazê-lo.

Em Efésios 1.5,12,14 há a afirmação de que o homem foi criado para glória de Deus. Deduzimos, assim, que o homem foi formado para ser um adorador do Deus vivo, único e verdadeiro, que o criou. O homem vive para ter comunhão com o Deus, eterno e único. A “semente” pode estar nele adormecida, mas não lhe poderá ser tirada.

A adoração se expressa através de nós quando nos voltamos para Deus, reconhecendo o que ele é, o que ele representa para nós e, conseqüentemente, quando entregamos-lhe o que somos e o que temos, para que tudo redunde em glória ao seu nome.



O porquê da Adoração

O relato de Mateus 4.10 sobre a tentação de Jesus, apresenta a resposta de Jesus ao diabo: “ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”. Jesus usou as palavras de Êxodo 20.4,5 onde se encontra a ordem de Deus ao povo de Israel de que, só a ele, deveriam adorar e prestar culto. A constante vontade de Satanás é roubar o que só a Deus é devido – a adoração e o louvor. Mesmo sabendo que fomos criados para o louvor e glória do Deus vivo [“a fim de sermos para louvor de sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo” - Efésios 1.12], o inimigo busca de todas as formas, deturpar o culto a Deus, limitando-o à formas e costumes, amoldando-o à cultura e aos padrões humanos, impedindo que se expresse o desejo do coração de Deus.

A adoração que Deus esperou do povo de Israel ele, agora, procura encontrar na vida da Igreja. Sutilmente, a idolatria com seus ídolos, em diferentes formas, infiltraram-se no culto da cristandade, corrompendo o entendimento dos líderes e do povo que lhe pertence.

Ao longo dos anos, tanto a forma de culto, tanto a pagã como a judaica, centralizou-se nos templos. A fé cristã lançou a noção de que os discípulos de Jesus são templos vivos, onde Deus habita. A Palavra declara: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3.16). Muitas vezes essa noção foi perdida, e o povo de Deus tornou-se dependente do sacerdócio daqueles que, comumente, são denominados: “ministros de louvor”. Com isso, perdeu-se a espontaneidade de cada pessoa adorar e louvar individualmente. Parece-nos que voltamos ao tempo em que, para haver adoração, era preciso ter locais próprios para isso, um sacerdócio especial, imagens e ídolos, intermediando o louvor a Deus. Perdeu-se a noção dada os remidos da “intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo o grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e lavado o corpo com água pura” (Hebreus 10.19-22).

Hoje, o Pai está restaurando toda a verdade e, em especial uma viva vida de relacionamento dos seus filhos com ele. Assim, toda a intermediação está encerrada, pois, Jesus Cristo é o único intermediário entre os salvos e o Pai Salvador. Por todo o mundo está surgindo um novo culto de verdadeira adoração àquele que disse: “ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Quando Jesus focaliza ao Pai, ele focaliza a si mesmo, pois ele disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14.9) e, também, focaliza o Espírito Santo – “o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome” (João 14.26). A Trindade Santa deve ser o único foco da verdadeira adoração.

Por diversas vezes já fiz a pergunta: porque devemos adorar a Deus? Essa pergunta invade o meu coração, pelo fato de entender que Deus é suficiente em si mesmo. Sua grandeza e majestade possuem o mais alto grau de expressão. Para Deus ser completo ele não necessita do que lhe possamos ofertar; ele não precisa de nossos sacrifícios de louvor e adoração para se rejubilar e se sentir feliz; ele não requer nosso amor para sentir-se amado, pois nele está a fonte do verdadeiro amor. “Deus é amor” define João (I João 4.16). Antes de nos criar, ele já existia em sua plenitude e era completo com o Filho e o Espírito Santo. Juntos participavam da plenitude eterna. Eis a razão de dizermos que o Pai não se preocupa com a adoração, mas, sim com os adoradores.

Para Deus ser completo não necessita do que lhe possamos ofertar; nem de nossos sacrifícios de louvor e adoração para ter alegria e sentir-se feliz; ele não precisa de expressões de amor para sentir-se amado, pois, ele é o próprio amor (I João 4.8). Antes de nos criar, ele já existia em sua plenitude e era completo com o Filho e com o Espírito Santo. Perfeitos em unidade eles participam de uma eterna plenitude. Juntos, são a plenitude em todas as coisas, inclusive de toda adoração, alegria e júbilo. Eis a razão de pensar de que o Pai não procura adoração, pois a adoração preenche todo o céu. O profeta Isaias diz: “eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória” (Isaias 6.1-3). Os céus estão repletos de adoração, Deus procura por filhos que o adorem.

Quando medito sobre isso, vem ao meu coração que, acima de tudo, existe algo na adoração que é de importância vital, não para Deus, mas, para os adoradores. E, se ele procura adoradores é porque o seu amor quer que as suas criaturas, na terra, participem de uma preciosa comunhão com o seu Criador. É a atitude da criatura, em seu livre arbítrio que determinará ser ou não um adorador. Deus nos deixou com essa opção. Ele que governa todas as coisas poderia ter feito o homem como um adorador nato, tal como os anjos são. Mas, assim não fez, porque quer uma adoração que parta, livre e espontaneamente, do coração humano.

Deus nos deixou a opção de adorar ou não adorá-lo. Ele que tem em suas mãos todo o governo poderia fazer com que toda a criação fosse de adoradores, tal como são os anjos no céu. Mas, ele não fez assim, deixou-a livre para fazer uma ou outra coisa. O adorador é aquele que faz uma opção por Deus, opta por Jesus como seu salvador e pelo seu reino; opta em ter uma livre comunhão com Deus, que não é imposta pela vontade divina, mas é uma livre opção de amor! A parte de Deus sempre é perfeita e completa, seu amor é inquestionável, mas, ele espera uma atitude recíproca de nossa parte. A verdadeira adoração é uma opção do nosso amor abrindo-se ao amor de Deus!

Qual é nossa opção? Deus governa sobre todas as coisas, mas deixa-nos adorá-lo ou não. A atitude correta é amá-lo e adorá-lo! A adoração é algo que satisfaz e alegra o coração de Deus, mas beneficia também o adorador, pois esse, ao optar em agradar a Deus, cumpre a sua parte nesse enlace de amor. A adoração sempre emana do amor. É o amor que lhe dá conteúdo. E, como Deus quer ser amado por nós! O que dá eficácia à adoração é o amor. Ele dá conteúdo a nossa adoração e expressa, de forma bem clara, a aliança e o compromisso que temos para com Deus e o seu reino eterno.

Amar a Deus acima de tudo

“Eu amo o Senhor, força minha” (Salmo 18.1).



O que deve caracterizar o adorador não é a sua maneira de cantar e louvar, mas, sim, o profundo amor para com Deus. O que mais me chama a atenção nas vidas de homens como Abraão, Davi, os profetas e os discípulos de Jesus, é o profundo amor que deles fluía para com Deus. No Salmo 18.1



Davi expressa: “Eu te amo, ó Senhor”. Jesus externou o seu incondicional amor ao Pai, através de um viver inteiramente voltado à obediência. O amor ao Pai enriqueceu sua vida de devoção, adoração, submissão e, principalmente, na obediência e sacrifício – “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4.34).



Quando falo sobre o amor, falo do amor “de Deus derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Romanos 5.5), amor que nos leva a uma comunhão que nada deste mundo pode quebrar.



Paulo, em Romanos 8.35, faz uma pergunta:: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou a perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?”, e concluí nos versículo 38 e 39: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as cousas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem as alturas, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.



Se esse amor está em nós, nosso coração transbordará em louvores.



Entendo que esse amor do qual Paulo fala é um amor sobrenatural, que é a expressão da presença do Pai que vive em nós. É esse amor que nos compele a amá-lo acima de todas as coisas. A prescrição de Moisés ao povo sob sua liderança foi: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus” (Deuteronômio 11.1).



É pela graça que, agora, nós podemos amar a Deus através do Espírito Santo. A minha constante pergunta é: O que é amar a Deus e, quanto eu o amo?” O nosso amor é provado quando passarmos por provações. Por exemplo: Quando não estamos bem financeiramente, isto interfere no nosso amor? Interferindo, então, precisamos rever os fundamentos nos quais edificamos o amor que dedicamos a nosso Pai Celestial.



Adoração é uma resposta dada ao constante amor de Deus por nós. Esse amor deve ser incondicional, tal como foi o amor de Abraão para com Deus, dispondo-se entregar, em um sacrifício, o seu próprio filho. Foi, assim, da mesma forma e com a mesma intensidade de amor para conosco, que Deus deu ao seu próprio Filho para nos substituir no holocausto da cruz

Asaph Borba

Adoração: É tempo!

"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são adoradores assim que o Pai procura. Deus é espírito; e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4:23-24

Verdadeira adoração não tem a ver com canções, vocais, bandas ou corais. Todas essas coisas contribuem para uma grande expressão de adoração, mas a essência da adoração é quando seu coração e alma e todo o seu ser estão ligados e adoram o Espírito de Deus.

A maioria das pessoas está mais acostumada com adoração congregacional como uma igreja, mas é quando você adora um a um, como um amante de Cristo que você entra em uma intimidade onde estão só você e o Senhor, como nunca se viu antes.

Adoração é um ato de obediência do coração. É uma resposta que exige a plenitude de tudo o que você é, por amor ao Senhor pelo que Ele é, não apenas pelo que Ele faz.

Louvor, por sua vez, é uma explosão de ações de graças e fé. Não é apenas canções rápidas, mas um sacrifício de louvor que é freqüentemente ofertado até quando não se sente que deve louvar, até que você diz: " eu louvarei ao Senhor em todo o tempo, Seu louvor estará continuamente em meus lábios, eu irei a sua presença com ações de graças em meu coração e entrarei em seus átrios com louvor."

Adoração vai além do nosso sentimento, ou das circunstâncias que você está vivendo. Leva você a magnificente presença de Deus. "Dê ao Senhor a Glória do Seu nome: tragam uma oferta e venham diante dEle. Oh, adorai ao Senhor na beleza da sua santidade!" (2 Crônicas 16:29)

Adoração é alguma coisa que é vista pelos seus atos e não apenas pelas palavras que se fala ou canta. Não é um ritual. Você não vai a igreja e segue fórmulas. Adoração envolve o nosso coração, mente e vontade. Adoração é se dar totalmente, em toda verdade e honestidade, envolvendo e refletindo o amor e generosidade de Cristo.

A palavra adorar é um verbo, uma palavra de ação. Isto significa estar cheio de adoração, se prostrar, reverenciar, e permanecer na profundidade da beleza do Senhor.

Adoração é mais do que cantar belas canções na igreja. É mais do que instrumentos e música. Como um verdadeiro adorador, seu coração poderá adorar ao Senhor em todo o tempo, em todos os lugares e com toda a sua vida.

As escrituras dizem que devemos trazer uma oferta, embora você sinta que não tem nada a oferecer. Tudo o que Deus quer é o seu coração. Ele não precisa do seu talento, sua habilidade musical ou todas as coisas que você pode fazer - Ele quer você!

Nós podemos aprender muito com o salmista Davi. Como um jovem pastor de ovelhas, ele não era tão surpreendente - ele era simplesmente muito fiel e verdadeiramente amava a Deus. Deus viu o coração daquele servo e o descreveu como "eu encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda minha vontade." (Atos 13:22).

Você não tem que ser um grande cantor ou músico para ser um grande adorador. Mesmo estando em um corpo, ou como um indivíduo, abra o seu coração e adore ao Senhor com todo o seu ser. Isto é o que ele está pedindo.

Deus abençoe,

Darlene Zschech
fonte: adorar.net

Adorar, porquê?

Em Mateus 4:10, durante sua tentação, Jesus diz ao diabo – “ao Senhor Teu Deus adorarás e só a Ele darás culto” usando as palavras da Lei em Êxodo 20:4 e 5, quando Deus ordena ao povo de Israel: Só a Ele adoração e o culto.

O constante desígnio de Satanás é roubar aquilo que é devido a Deus – a adoração. Mesmo sabendo que fomos feitos para louvor e glória do Deus vivo, (Ef. 1:12 – a fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que de antemão esperamos em Cristo)., o inimigo tem tentado de todas as formas deturpar o culto a Deus, limitando-o em formas e costumes em acordo mais com culturas e padrões humanos do que com o coração de Deus, assim foi com o povo de Israel, depois com a Igreja. Sutilmente a idolatria à imagens e ídolos foi se infiltrando no culto da cristandade e foi assim corrompendo o entendimento dos líderes e crentes em geral. A forma pagã e judaica de templo foi sendo imposta à Igreja fazendo assim que os templos vivos que somos nós os redimidos (I Cor 3:16), lugar da verdadeira adoração fossem reduzidos a simples membros na maioria “leigos“ que por dezenas de séculos de escuridão e inoperância foram dependentes de um sacerdócio externo para cultuar a Deus, de geração em geração, homens, imagens e ídolos de todas as formas se colocaram como intermediários daqueles que podem achegar-se com intrepidez ao Santo dos Santos através do novo e vivo caminho que é Jesus. (Heb.10:19 a 22)
Porém hoje o Pai está restaurando toda a verdade e isto diz respeito também a nossa vida de relacionamento com Ele, e a intermediação tem acabado, pois Cristo Jesus nosso único mediador tem levado a Igreja a um entendimento nesta área e por todo o mundo tem surgido um novo culto de verdadeira adoração àquele que é digno, Jesus que disse, “ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jo. 14:6.
Quando portanto Jesus focaliza ao Pai está focalizando também a si mesmo (quem vê a mim vê ao Pai – Jo.14:9) e está focalizando também ao Espírito Santo (Jo.14:26) . A trindade Santa portanto, são o foco da nossa adoração e a Eles nos achegamos com liberdade e amor.

Já fiz diversas vezes a pergunta porque devemos adorar a Deus?
Esta pergunta invade o meu coração pelo fato de entender que Deus é suficiente em Si, não apenas em sua grandeza e majestade, mas em tudo. Apesar de sabermos que Deus se alegra com nossa adoração e obediência e se entristece com o pecado, se ira com a idolatria, seu coração não necessita de nada para que seja completo, não precisa de nossos sacrifícios de louvor e de nossa adoração para ter alegria e sentir-se feliz, não precisa de nossas expressões de amor para sentir-se amado pois Ele é o próprio amor, ( I Jo 4:8). Antes de que cada um de nós existíssemos Deus já existia em sua plenitude e era completo, e o Filho e o Espírito Santo participavam desta plenitude eterna. Em Col 1:16, falando da criação diz que “Nele (em Cristo e junto com Cristo) foram criadas todas as coisas nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias”.

Ele é junto com o Pai e o Espírito Santo a fonte e a plenitude de todas as coisas, inclusive de todo louvor , toda a adoração, toda a alegria e júbilo. Por isso Jesus disse que Deus não procura adoração, pois adoração ele tem no céu (Is. 6 1 a 3). Deus procura por seus filhos, seus adoradores.(Jo. 4:23)
O que vem ao meu coração ao meditar sobre isto é que acima de tudo existe algo na adoração que é de vital importância não para Deus, mas para os adoradores, ao ponto de Deus em sua onisciência e auto suficiência estar procurando por adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Adoração (comunhão) é um precioso elo entre a criatura e criador. Tudo está na atitude do adorador, no livre arbítrio que temos para optarmos em sermos ou não adoradores.

Deus nos deixou esta opção. Ele governa todas as coisas e poderia Ter feito de toda a criação seus adoradores assim como são os anjos, mas nos deixou a opção de o sermos ou não. Ao optarmos por Cristo, optamos por Deus.

Esta é a grande brecha da maioria das religiões que querem adorar a Deus, falam até mesmo de vida eterna, porém sem o sacrifício de Jesus. O adorador é aquele que faz uma opção por Deus, optando por Jesus e pelo seu reino, opta em Ter comunhão com Deus, comunhão esta que não é imposta por vontade divina mas é uma livre opção de amor. A parte de Deus é completa e perfeita seu amor por nós é inquestionável, porém ele espera por cada um de nós quando através de Cristo por obra do Espírito Santo que enche nosso coração do Seu amor revelado a nós por pela plenitude de Jesus e depois retorna para Ele. A verdadeira adoração é uma opção deste abrir-se ao amor divino, feita por cada um de nós, se não fosse assim porque Deus estaria procurando verdadeiros adoradores? Qual é a nossa opção? Deus governa sobre todas as coisas, menos sobre a nossa opção por adorá-lo ou não. Deixa para nós esta única e pequena atitude. Optarmos ou não por amá-lo e adorá-lo. Adoração é algo que satisfaz e alegra a Deus, mas beneficia também ao homem , pois este ao optar por Deus está cumprindo a sua parte neste enlace de amor. Adoração emana do amor. Deus quer ser amado por nós. O que trás eficácia na adoração é o amor. O que dá conteúdo as nossas expressões de adoração é a nossa vida de amor expresso em aliança e compromisso para com Deus e o seu reino nesta aliança de amor.

AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO
Sl. 18:1 “Eu te amo ó Senhor, força minha”
A maior característica dos adoradores não é a sua forma de cantar e louvar, mas sim o profundo amor que estes tem por Deus. Sempre o que tem me chamado a atenção em homens como Abraão, Davi, os profetas e os discípulos de Jesus, é o profundo amor que tinham por Deus, Davi no Sl 18:1 diz, “ eu te amo oh Senhor” Jesus externou o seu amor incondicional ao Pai, e à sua vontade,sua vida foi em tudo direcionado por este amor, amor que se transformou em uma vida prática de devoção, adoração, submissão e principalmente obediência e sacrifício (Jo.4:34).
Quando falo deste amor falo do amor que Deus coloca no coração de cada um de nós seus filhos através do Espírito Santo que nos leva a uma comunhão que não pode ser quebrada por nada deste mundo. Paulo fala em Rom. 8:35 o que pode nos separar do amor de Cristo? A tribulação ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome ou a nudez, ou o perigo ou a espada? E conclui no verso 38, pois estou certo de que nem a morte nem os principados, nem as potestades, nem o presente nem o porvir, nem altura, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Posso pois entender que este amor que o texto fala de um amor sobrenatural que brota da própria presença do Pai em nós que nos faz amar a Deus, acima de todas as coisas. Em Dt. 11:1 Moisés ordenava ao povo “amarás, pois, o Senhor teu Deus”. Agora pela graça nós podemos fazê-lo através do Espírito Santo. Minha pergunta é sempre o que é amar a Deus, e o quanto eu amo? Passando por esta ou por aquela provação este amor é verdadeiramente provado, se estar ou não bem financeiramente, interfere neste amor, devemos ver os fundamentos do nosso amor para com Deus e o seu reino.
Adoração é uma resposta ao amor constante a Deus, como o amor que Abraão tinha, que entregou seu próprio filho, figura do amor que Deus tem por nós que também o fez. E porque Ele nos amou primeiro é que também podemos amá-lo.

Amor expresso em gratidão: Este amor deve ser expresso em nossas vidas primeiramente em gratidão. Um adorador tem um coração grato. Paulo fala: “Em tudo daí graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco”, o salmista falou em entrar por suas portas com “ações de graça” – Esta gratidão que nos leva a dar graças a Deus em qualquer situação é um sublime incenso de amor que nos leva a reconhecer a soberania de Deus sobre todas as coisas. A linguagem deste mundo é a murmuração, a gratidão é porém, fruto dos lábios e corações daqueles que conhecem a Deus. Nosso louvor tem que ser fruto desta gratidão constante em nosso coração, quando me converti recebi de meu amado pastor um livro cujo título era “Louvor que liberta” cujo enfoque era a gratidão em qualquer situação, pois quando assim agimos estamos reconhecendo a soberania de Deus em qualquer situação e sempre lhe somos gratos.

Amor expresso em obediência: A obediência é outro fruto deste amor. Um adorador tem prazer em obedecer a vontade do Pai. Jesus assim o fez. Em Jo 4:34 diz que minha comida e minha bebida é fazer a vontade daquele que me enviou isto é seu prazer maior, acima até mesmo de sua vontade natural era obedecer, a palavra nos diz também que Ele foi obediente até a morte e morte de cruz. A vida de adoração de Cristo não foi regada de conceitos que muitas vezes impomos à nossa adoração como música ou palavras, mas sim foi expressa em uma incondicional vida de amor ao Pai expresso em obediência. Em I Sam. 15:22 Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar, e o atender melhor que a gordura de carneiros. A grande diferença entre o tabernáculo de Moisés e o novo tabernáculo que aqui neste texto Deus começa a mencionar é a obediência requisitada por Ele que lhe agrada bem mais que os antigos sacrifícios. Obediência estas que foi totalmente consumada em Jesus.

Amor expresso em confiança: Estes dois aspectos anteriores só podem ser gerados em nosso coração quando existe fé “Sem fé é impossível agradar a Deus” e adoração é fruto de fé. Sem crermos de uma maneira total em Deus não poderemos adorá-lo, como Ele é digno de ser adorado. O inimigo sempre tenta roubar a fé. Podemos Ter muita gratidão, podemos até Ter muita obediência, porém somente poderemos agradar a Deus e nos achegar confiantemente ao Seu trono de graças, crendo em um Deus que sempre foi, é e será poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos pelo seu poder que opera em nós. Adoramos porque cremos. Crer não é algo automático em uma vida . Fé uma semente de Deus em nossa vida, a qual o inimigo constantemente nos tenta roubar, e quando isto acontece vem algo que chamamos de incredulidade, Jesus falou desta semente como um grão de mostarda em nosso coração. Nos disse também que tudo que pedíssemos em seu nome ele o faria colocando sobre nós um fundamento para nossa fé: SUA FIDELIDADE. Somos fiéis por causa de um Deus Fiel.

Asaph Borba

Adoração Extravagante

Se há uma expressão muito comentada nestes últimos dias é a tal da “adoração extravagante”. É comum ouvirmos críticas e comentários, bem como conhecermos ferrenhos defensores e analistas do tema. Desde já deixo claro que não quero me envolver com questiúnculas, pois creio que Jesus não está preocupado se estamos usando um termo agressivo ou se o nosso dicionário fala isso ou aquilo sobre “extravagante”. Extravagante quer dizer “insensato” ou “extravasante”? Penso que discutir isso é perda de precioso tempo (Tito 3:9).

O fato é que adoração extravagante e religiosidade extravagante existem há muito tempo. Um dos atos de adoração mais estranhos, insólitos e extravasantes que conheço foi praticado por Maria, irmã de Lázaro (aquela que foi “imortalizada” por Jesus em Mt 26.13). O texto mais detalhado dos 4 evangelhos encontra-se em Lc 7.36. Por favor, leia na Bíblia antes de prosseguir.

A princípio é importante que entendamos a história “por trás” do relato bíblico. A festa foi organizada por Simão (o leproso) para homenagear Lázaro, que fora ressuscitado por Jesus. No vs 36, vemos que Jesus era um mero convidado. Isto quer dizer que, mais uma vez na história do homem, o curado recebe mais atenção que o Curador.

A mulher pecadora (Maria) talvez estivesse percebendo, lá da rua mesmo, que as homenagens prestadas ao seu irmão, estavam desonrando Jesus. E como as mulheres não podiam participar dos banquetes masculinos, ela tinha que ficar do lado de fora. Mas Maria estava profundamente grata a Jesus pelo milagre que Ele havia feito. E algo estava errado naquela festa. Você sente a semelhança com alguns de nossos eventos de hoje?

Em questão de minutos a mulher vai até sua casa, pega um vaso cheio de ungüento (de nardo puro). O perfume representava suas economias de muito tempo, e equivalia a 1 ano de salário de um trabalhador. O nardo era uma planta odorizante, e seu bálsamo era muito caro, importado do Norte da Índia. Com essa disposição de ofertar o seu bem mais precioso Maria começava a adorar com extravagância.

No vs. 37 ela entra esbaforida e ansiosa na casa do fariseu Simão. Vendo Jesus à mesa, ela se derrama aos pés dele e chora copiosamente, “lavando” os pés de Jesus com suas lágrimas de amor e de adoração abundante. Como ninguém lhe estendeu um lenço ou uma toalha, Maria praticou mais um ato extravagante e arriscado: Soltou os cabelos e começou a enxugar os pés de Jesus. Naquela época as mulheres não podiam andar com o cabelo solto, apenas em casa na presença do marido. Talvez alguns “ex-clientes” da mulher pensaram consigo: Oba, Maria está de volta à ativa!

Enquanto a mulher estava em adoração extravagante, o fariseu vivia sua religiosidade extravagante. No vs 39 ele pensa consigo: “O que esta mulher está fazendo? Se Jesus fosse profeta não permitiria essa barbaridade, essa baixaria!”.

Jesus com toda paciência lamenta: “Oh fariseu querido, quando eu entrei na sua casa nem educado você foi. Você esqueceu até de oferecer água para lavar os meus pés. Não me deste ósculo; ela, entretanto, não parou de beijar meus pés”. (Obs: os fariseus eram tão religiosos e cegos, que na questão espiritual estavam mais distantes de Deus que a maioria do povo. Nisso eles eram campeões!).

Se alguém acha que se emocionar e se expressar com extravagância na presença de Deus é pecado eu não posso falar nada. Como diria um “sábio” da televisão brasileira: Minha boca é um túmulo! Só sei dizer que Jesus não repreendeu a mulher. Por outro lado, repreendeu o fariseu. Só sei dizer que a mulher fora recompensada com o perdão dos pecados e com a salvação (Lc 7.50). Já Simão levou uma “chicotada” das mais doídas de Jesus (você percebe alguma semelhança com Mical???). Penso que Simão só não ficou estéril porque era homem :-)

O fariseu é um religioso extravagante. Ele vem pra igreja e não oferece nada. Ele é orgulhoso, ele se acha superior e espiritual demais. Ele não gosta de se expor e de se expressar na presença de Deus. Ele condena a adoração dos outros, por mais “correta” que pareça. Ele se apega a questiúnculas. Ele quer discutir sobre coisas pequenas, mas se esquece da essência da adoração.

Nós precisamos ser adoradores, não religiosos. Nós precisamos oferecer a Deus algo de valor, como a mulher ofereceu o ungüento precioso. Precisamos adorar com humildade, e expressar nosso louvor sem qualquer tipo de vergonha e medo. Não devemos nos preocupar com os religiosos extravagantes, eles sempre vão estar lá. Sempre vão estar questionando, mas Jesus estará recebendo sua adoração, Jesus estará satisfeito com você!

O que você prefere ser? Um adorador extravagante ou um religioso extravagante? Pense nisso... a escolha é sua.


Um abração em Cristo Jesus


Ramon Tessmann
http://www.ramontessmann.com.br

Andando no Espírito

Como fazer para não deixar de andar no Espírito - “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde”... Mt.11:29-30


VIDA NO ESPÍRITO É ALGO QUE SE RENOVA A CADA MANHÃ. INFELIZMENTE, HOJE EXISTEM PESSOAS SOBRECARREGADAS E ATÉ MESMO DENTRO DA IGREJA. SOBRECARREGADAS POR: CIRCUNSTÂNCIAS, PROBLEMAS E ETC... DEUS QUER NOS LIBERAR DE TODA CARGA ATRAVÉS DESTA VIDA NO ESPÍRITO. (GAL.5:25-26)
COMO FAZER PARA NÃO DEIXAR DE ANDAR NO ESPÍRITO?

1) SENDO FERVOROSO NO ESPÍRITO – Rm 12:11 – SERVINDO AO SENHOR.
Ser fervoroso no Espírito é ser apaixonado pelo Senhor e o seu propósito.
• Infelizmente, hoje a Igreja tem perdido esta paixão.

2) COMO A IGREJA TEM PERDIDO ESTA PAIXÃO?

A) Quando nós deixamos as coisas preciosas se tornarem coisas comuns.
• Hoje em dia o diabo tem tirado o valor de tudo o que tem valor para Deus – Jo.10:10
• O povo de Deus sempre foi conhecido pela sua alegria em toda história.
• A igreja perdeu o fervor na humanização

B) Quando começamos a depender das coisas externas, de fora, e não do fluir verdadeiro de Deus – Jo.4:23-24
• Para os filhos de Deus a base de tudo tem que vir de DEUS, Ele é a única fonte dentro de nós
• Somos o seu templo, e temos que viver como tal
• A cada manhã temos que acordar cheios do Espírito

3) VIVEMOS EM UM MUNDO APÁTICO Rm 12:1-2

• A apatia vem sobre nós quando nós nos conformamos com a situação.
• Temos que tomar muito cuidado com os nossos filhos

4) A IGREJA TEM PERDIDO A VISÃO DO PROPÓSITO DE DEUS, ELA PERDEU O ALVO.

• Uma Igreja que vê o propósito de Deus com clareza é uma Igreja fervorosa – (Num.13 - 14)
• Os que perdem o alvo morrem no deserto.
• O alvo de Deus deve estar estampado em nós.
• Hoje em dia a Igreja tem se voltado mais para a estrutura do que para as vidas.

5) PORQUE O FERVOR É TÃO IMPORTANTE?

Porque ele é primordial na vida da Igreja, é uma prioridade.
Líderes, pastores, músicos, cada serviço deve ser realizado com paixão a Deus. Amor e paixão pelos irmãos – (Jo.13:34-35)
• Não podemos fazer a obra de Deus sem paixão!
• Deve ser uma prioridade na minha vida o que eu amo. Temos que observar na vida dos discípulos o que é prioridade.
• O que queima por dentro deve fazer diferença por fora
• O que queima por dentro você sente o cheiro por fora, e o cheiro deve ser o cheiro de Cristo.
• Eu sei o quanto custou o preço da minha vida para Jesus.
• Eu não devo ficar preocupado em ser o melhor, mas em dar o melhor para Deus, o melhor para o Senhor da minha vida.
• Ser apaixonado por tudo aquilo que Deus ama.

COMO RESTAURAR A PAIXÃO PELO MOVER?

1) OLHANDO PARA JESUS – É IMPOSSÍVEL ALGUÉM OLHAR PARA JESUS E NÃO FICAR APAIXONADO POR ELE . – Ef 5:14/ Hb 12:2/ 2Co 3:18

• Nós contemplamos o Senhor Jesus, contemplando o verbo = a palavra.
• Contemplar Jesus é contemplar a palavra de Deus.
• Podemos contemplar Jesus olhando para os nosso irmãos – Mt 18:20

2) PODEMOS RESTAURAR A PAIXÃO RETORNANDO AO PRIMEIRO AMOR.

• Deve ser uma prioridade – Ap. 2:4
• Voltar ao primeiro amor fala de valores que se perderam
• Temos que resgatar os valores perdidos
• Primeiro amor é comunhão com Deus

3) DEIXE O ESPÍRITO SANTO ATIVAR OS SEUS DONS.

• Muitos não aprendem a desenvolver os seus dons – Ef 4:8
• Muitos enterraram os seus dons
• Temos que ajudar cada discípulo a desenvolver os dons
• Cada um tem um dom pelo menos – 1Pe 4:10
• A partir do natural Deus dá o sobrenatural

4) FAÇA TUDO, AINDA QUE SEJA POUCO, FAÇA TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS

• Identifique os dons
• Santifique
• Deus unge tudo isso
• Submeta os seus dons ao corpo
• Submeta os seus dons aos líderes
• Submeta os seus dons a palavra de Deus

- Não agrada a Deus o enterrar os talentos – Mt 25:14-30
- A Igreja deve ser um lugar onde os dons precisam ser despertados

5) VIVA E ANDE PERTO DE GENTE APAIXONADA POR DEUS.

• Jovens, olhem para pessoas apaixonadas por Deus
• No trabalho, seja sócio de pessoas apaixonadas por Deus

6) NUNCA SE ESQUEÇA DE TUDO O QUE DEUS FEZ POR VOCÊ

• Um exemplo negativo – o povo de Israel – Nm 12 e 14
• Sl 103 – Seja sempre grato ao Senhor por tudo, e nunca se esqueça do que Ele já fez por você.




Asaph Borba

Fundamentos de Louvor e Adoração

Ser um adorador é o que Deus mais deseja que sejamos. Deus me chamou e nos chamou para sermos um adorador, Deus te fez para ser um adorador. Deus nos chamou para servi-lo, para fazer a sua obra, essa é uma das mãos pelas quais fomos formados, mas na outra mão Deus nos fez para termos comunhão com ele. E adoração nada mais é do que termos comunhão com Deus.

Quando Deus criou o homem no jardim do Éden, o criou para ter comunhão com Deus. Uma comunhão verdadeira, uma comunhão despretensiosa. A adoração começa num lugar secreto, intimo de comunhão com Deus. Sem essa disposição de estarmos presença de Deus, não existe seminário de adoração, não existe nenhuma fórmula que se possa ensinar na vida da igreja de como é a verdadeira adoração.

Adoração não tem nenhuma fórmula para se conseguir, a não ser estar na presença do pai, no lugar secreto em intima comunhão com Ele. Adoração é o homem em comunhão com Deus. É Deus no cair da tarde no jardim do Éden visitando o homem e a mulher que ele criou e chamando-os pelo nome. É isso que Deus deseja e essa é a verdadeira adoração a que Deus nos convida.

Precisamos ter um lugar secreto de comunhão com Deus, de intimidade. Um lugar onde ali a nossa vida é gerada, a onde a nossa vida é reformada, a onde a nossa vida é transformada, e curada por Deus. Onde as nossas mazelas, nossos problemas nossos pecados ficam diante do senhor no seu altar. Isso é adoração.

Começa com essa disposição de desejarmos parar o mundo, parar com a agitação, parar com que estamos fazendo, deixar as coisas passageiras e nos voltarmos para o eterno. 2 Co 4:18: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

Adoração é um convite de Deus para o eterno. Adoração é quando decidimos investir a nossa vida no eterno. E Parar para ouvir a voz de Deus, isso é o eterno. Todo o resto é passageiro, tudo tem um fim. Nossa própria vida aqui nesta terra tem um fim.

Em João 4:23: “ Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” Este texto é chave para a vida de adoração da igreja. E o primeiro princípio aqui é que Deus não procura adoração. Deus procura adoradores. Porque a adoração é um produto e adorador é uma maneira de ser. Deus procura o ser que adora e não o produto. O nosso enfoque deve ser no que é ser um adorador.

Existem algumas fórmulas gostosas e boas de como ministrar o louvor, existem coisas que podemos fazer para que melhore tecnicamente a adoração. Mas, a adoração tem a ver com o coração. A igreja tem gasto uma grande parte do seu esforço, de seus recursos, de seu potencial tentando produzir adoração, mas o que Deus mais quer é um coração de adorador. Um coração totalmente dele. O que significa um coração totalmente dele? O que isso significa na nossa vida.

Temos então cinco perguntas para meditarmos:

1.A quem adoramos? 2.Por que adoramos? 3. Aonde adoramos? 4. Quando adoramos? 5. Como adoramos?

Neste texto vamos tratar da primeira pergunta: 1.A quem adoramos?

O primeiro enfoque que a igreja precisa ter é qual o alvo da nossa adoração. Existem muitas pessoas que adoram a adoração. Estão mais envolvidas com o produto, com a música, com o cantar do que com o ser um adorador. E isso acontece porque a igreja tem o foco errado de quem é o alvo da nossa adoração. O que Deus quer ampliar em nossa vida como adoradores: é a quem nós adoramos.

Quando Jesus responde a Satanás na tentação do deserto, Ele diz “ ao Senhor teu Deus adoraras e somente a Ele darás culto”. Aqui Jesus define a quem adoramos: “só ao Senhor teu Deus”. E quando a bíblia enfoca “ só o Senhor teu Deus” ela está incluindo aqui uma trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esse é o nosso alvo, o nosso foco. É para este foco que devemos olhar: é a Deus que nós queremos, é por Ele que somos apaixonados, é a Ele que desejamos adorar. Ele é o alvo da nossa adoração. Ele é o grande “Eu Sou”. Aquele que tem que ser entronizado, que tem que ser constantemente enfocado pela igreja.

Sabem o que é um ídolo? É tudo o que fica entre você e Deus. Idolatria nós pensamos muitas vezes em “santinhos”, amuletos. Idolatria é qualquer coisa que fique entre nós e Deus. Qualquer coisa que tira do foco do “quem é digno de adoração”. Os ídolos deste mundo hoje não são mais feitos de madeira, de bambu ou de gesso. Os ídolos deste mundo atualmente são mais poderosos porque eles roubam o coração, roubam a alma, roubam o espírito, estão roubando o coração de toda uma geração. É preciso que estes ídolos sejam acusados, retirados para que o foco a quem devemos adorar seja ampliado na vida da igreja.

Hoje adoramos um sistema. Mas a nossa visão deve ser Deus. O centro de todas as coisas deve ser Deus. A nossa visão, o centro de todas as coisas deve ser a glória de Deus. Todas as outras coisas são estratégias preciosas que Deus nos dá para viver, mas temos que adorar e invocar é a Deus. O Deus Pai, o Deus filho, o Deus Espírito Santo deve ser colocado à frente da igreja em tudo que fazemos, em tudo que nós somos.

Ele é o nosso “quem” e isso só é galgado em nosso coração quando nós conhecemos a Deus. Não podemos entronizar Deus se não o conhecemos. O que devemos fazer é levar todo irmão, toda irmã, todo novo convertido a ter essa visão pessoal de Deus. É algo que Deus quer gerar no coração de cada um de seus filhos.

É essa visão que sustenta a vida. Quem tem uma visão de Deus de que Ele é o nosso “quem” jamais voltará a trás. Quem tem uma visão clara de Deus em seu coração, a revelação de que Ele é o centro de todas as coisas, que Ele é a razão de todas as coisas. E galgar com Ele nessa comunhão significa que pode desaparecer o mundo em baixo de nós que ficamos agarrado e sustentado na mão de Deus.

Na minha experiência pessoal quando eu estava em Cuba ministrando para os irmãos, recebi a notícia de que minha esposa grávida de oito meses foi assaltada e baleada na frente de nossa casa e estava na UTI. Quando soube da notícia me faltou o chão embaixo. Mas eu tinha uma corda que me segurou e me sustentou que era a minha comunhão com Deus.

Eu tinha certeza que a minha vida e a vida de minha família estavam nas mãos de Deus e que ali eu estava seguro. Eu tinha a corda da fé, do conhecimento da presença de Deus.

E aquilo que o diabo veio para roubar, matar e destruir começou a se fortalecer. É nessas horas começamos a conhecer mais a Deus. É nas horas mais difíceis que Deus se amplia. Esse “quem” precioso e maravilhoso começa a se ampliar na nossa frente, na hora da luta, das tribulações. Tudo o que é natural acaba, tudo o que confiamos neste mundo acaba, mas quem conhece a Deus jamais será abalado.

E esta situação em que eu estava vivendo foi um milagre atrás do outro. Enquanto eu estava em Cuba, sendo moído, sem poder sair da ilha, sem poder agir por mim mesmo. Eu só podia ficar pendurado no meu “quem” precioso, no meu Deus amado. Esse “quem” que adoramos deve estar na frente das nossas vidas em todos os momentos sejam eles bons ou ruins, nos momentos de dificuldade e até mesmo nos momentos de terror, nos momentos de perseguição.

Conheço irmãos no Oriente médio que a única coisa que lhes resta é essa corda. Perderam tudo por causa da guerra no Iraque. Eu estava nestes dias no Oriente Médio, quando sai as pressas do Líbano para a Ilha de Chipre para poder retornar ao Brasil porque os aeroportos estavam fechados.

Conhecia um irmão Iraquiano que perdeu tudo. Ele saiu de sua casa com a esposa, o filho e caminhou km e km com a roupa do corpo, debaixo de bombardeiro. Quando conseguíamos contato com ele, ele dizia: “Eu estou firme. Deus está cuidando de nós.” Nesta situação, ele estava lá adorando com seu alaúde tocando pra Deus. Este é uma pessoa que conhece e que sabe a quem adora.

Adoração não é um fruto de estarmos no sentindo bem ou mal. É fruto de nós conhecermos a Deus.

Asaph Borba

Frango Assado

Frango Assado tudo bem, mas deste jeito e novidade – confira esta dica do Edu Guedes e você vai ver como vai ficar mais fácil comer frango com a sua familia, aproveitando ao máximo.Assista como prepar o frando e bom apetite:


Caldo de Quirela:
1 tabletinho de caldo de legumes ou de frango
1 litro de água
2 colheres de sopa azeite ou óleo
½ cebola
Frango:
1 frango inteiro
2 xícaras de canjiquinha
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de queijo parmesão
Tempero do frango:
Folhas de alecrim
1 dente de alho picado
1 colher de chá de semente de mostarda
Sal à gosto
Pimenta
Refogar a cebola e hidratar a canjica com água. Tire a água e jogue junto com a cebola refogada e meia xícara de chá de vinho branco.
Pegueo caldo do tablete e acrescente aos poucos na polenta de quirela. Jogue a outra metade da cebola na polenta depois que pegar consistência.
Fazer um corte bem no centro do frango. Tire a parte da espinha do frango para facilitar na hora de servir. Coloque-o de forma aberta na assadeira. Asse.

O Brasil Para Cristo

Um pouco da História da Igreja:


Fundador: MISSIONÁRIO MANOEL DE MELLO (☼ 1929 – †1990)
• Até os 18 anos, viveu em Engenho Amoroso, município de Água Preta, a 150 km de Recife (PE).
• Pregava desde os 12 anos.
• Trabalhou como pedreiro e mestre de obras.
• Migrou para São Paulo (SP) em 1947 e lá trabalhou como operário da construção civil.
• Casou-se com Ruth, aos 21 anos, e com ela teve 2 filhos.
• Foi consagrado diácono pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus, da qual era membro, mas logo fora excluído da denominação “por impor as mãos sobre enfermos”, uma atribuição exclusiva dos pastores.
• Foi consagrado pastor pela Four Gospel Square (hoje Igreja Quadrangular).
•Aos 27 anos, fundou a denominação O Brasil para Cristo (1955).
• Durante 34 anos, trabalhou em prol da evangelização de vidas e se destacou como um dos maiores líderes pentecostais do país.



Departamentos
Jubrac, sigla de Juventude Unida do Brasil para Cristo é o Departamento de jovens da igreja.
Ufebrac, sigla de União Feminina do Brasil para Cristo é o Departamento das mulheres da Igreja.
Umasbrac, sigla de União Masculina do Brasil para Cristo é o Departamento dos homens da igreja.
Menibrac, sigla de Meninada de o Brasil para Cristo é o Departamento das Crianças da Igreja.
Adobrac, sigla de Adolescentes de O Brasil Para Cristo é o Departamento dos Adolescentes da Igreja.

Órgão Máximo do Ministério

Conselho Nacional das Igrejas O Brasil Para Cristo

Dicionário Bíblico

Você amado(a) pode estar encontrando algumas palavras com suas referencias biblicas e tradução, esperamos no Senhor que seja bênção em suas vidas. Não é completo mas creio será de muita utilidade para os amados. -Confira…
Aarão     =     Irmão mais velho de Moisés e um dos sete homens que tiraram Israel da escravidão do Egito. (Êxodo 7:1,2)
Abadom     =     O destruidor; o anjo do abismo (Apocalipse 9:11)
Abagta     =     Um dos sete eunucos que serviam na presença do Rei Assuero (Ester 1:10)
Abandonar     =     Deixar, largar. Êxodo 23:5Abarim     =     Monte. Sobe a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que aos filhos de Israel dou em possessão. (Deuteronômio 32:49)
Abastança     =     Fartura. Jó 20:22
Abba     =     Palavra aramaica para “pai”. (Marcos 14:36)
Abdenego     =     Um dos três hebreus que foram lançados numa fornalha ardente por se recusarem a se ajoelhar diante de uma estátua preparada pelo rei Nabucodonosor. Seu nome hebraico era Azarias. (Daniel 1:7)
Abel     =     É um personagem bíblico, segundo filho de Adão e Eva, morto por seu irmão Caim. (Gênesis 4:2)
Abençoar     =     Glória vindoura. Gênesis 12:2
Abiail     =     Meu pai é poder. 1. Pai de Zuriel, chefe da família levítica de Merari, contemporâneo de Moisés (Nm 3.35). 2. Mulher de Abisur (1 Cr 2.29). 3. 1 Cr 5.14. 4. Uma descendente de Eliabe, irmão mais velho de Davi (2 Cr 11.18). 5. Pai de Ester e tio de Mordecai (Et 2.15; 9.29).
Abiel     =     Pai do poder. 1 Samuel 9:1
Abilene     =     Tetrarquia, mencionada por S. Lucas. Lucas 3:1
Abirão     =     Deus é excelso. Números 16:1
Abismo     =     Poço sem fundo. Gênesis 1:2
Abjeto     =     baixo; desprezível. Salmos 35:15
Abnegação     =     Abster-se. 2 Reis 4:13
Abóboda     =     Teto. Jó 22:14
Abominação     =     Termo especialmente usado a respeito de coisas ou atos pelos quais se tem religiosa aversão. Gênesis 43:32
Abraão     =     Pai da nação hebréia, primeiramente chamado de Abrão. Deus chamou Abrão de Ur dos Caldeus e lhe disse para ir a uma terra que lhe mostraria. Abrão obedeceu. Deus prometeu fazer dele uma grande nação e mudou seu nome para Abraão, pai de muitos. (Gênesis 12:4).
Abrolho     =     Rochedo marítimo que atinge a superfície das águas. Gênesis 3:18
Absalão     =     Filho rebelde do Rei David, que tentou usurpar o trono a seu pai.. (II Samuel 13:20-22)
Absinto     =     Planta de qualidades medicinais. Provérbios 5:4
Acácia     =     Árvore com haste dura e espinhosa, e produz flores amarelas. Êxodo 35:
Acepção     =     Escolha; seleção. Deuteronômio 10:17Aclamar     =     Reconhecer solenemente, proclamar. Números 23:21
Acometer     =     Atacar; investir contra ou sobre. Gênesis 15:12
Açular     =     Provocar. Provérbios 30:33
Adágio     =     Ditado; provérbio. 2 Pedro 2:22
Adão     =     Adão foi o primeiro ser humano, uma nova espécie criada diretamente por Deus. Adão foi criado perfeito, mas sua decisão de desobedecer às instruções de Deus trouxe o pecado ao mundo. Desde este dia, todas as pessoas que nascem são pecadoras. Por esta questão Deus exigiu que os israelitas fizessem ofertas e mandou seu filho Jesus Cristo. (Gênesis 2:7)
Adonias     =     Quarto filho de Davi, com sua esposa Hagite. Adonias reivindicou o trono em lugar de Davi, mas seu pai já o tinha promovido a Salomão. (II Samuel 3:4)
Adorar     =     Venerar; amar em extremo. Êxodo 4:31
Adultério     =     Traição. Este ato é proibido no sétimo mandamento. Jeremias 29:23
Adversidade     =     Infelicidade. 1 Reis 5:4
Afeto     =     Carinho. Interessar. Êxodo 2:3
Aflição     =     Agonia. Sofrimento Gênesis 16:11
Afluir     =     Correr para; convergir. Isaías 2:2
Afoitamento     =     Tornar(-se) afoito; animar(-se); encorajar(-se). Êxodo 14:8
Ágape     =     Essa palavra refere-se ao amor desprovido de interesse, do tipo que se tem, ou se deve ter, por qualquer pessoa. Um dos exemplos mais conhecidos é João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. (João 13:34)
Ageu     =     Profeta de Israel após o Exílio. Ageu ajudou a reconstruir o templo na época de Esdras. Ele escreveu o livro de Ageu e profetizou ao tempo de Zacarias. (Esdaras 5:1)
Aguilhão     =     Uma grande vara para conduzirgado, tendo numa das extremidades um ferro de ponta aguçada . 1 Coríntios 15:55
Alçar     =     Suspender; elevar; erguer. Gênesis 37:28
Alfa e Ômega     =     Termo para Deus e Jesus encontrado apenas no Apocalipse. Alfa e Ômega são a primeira e última letras do alfabeto grego (respectivamente) . O termo significa que Deus é eterno e soberano. (Apocalipse 1:8)
Aliança     =     Pacto. Gênesis 6:18
Alienar     =     Desviar; afastar. Ezequiel 14:7
Almejar     =     Desejar. Salmos 63:1
Alpendre     =     Cobertura saliente duma só água em geral à entrada de um prédio. Mateus 26:71
Altivez     =     Elevado; nobre. Gênesis 49:3
Alva     =     A primeira luz do dia. Gênesis 19:17
Alvorada     =     Amanhecer. Salmos 139:9
Amós     =     Profeta do antigo Testamento. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1)
Animosidade     =     Aversão. Jó 16:9
Aniquilar     =     Reduzir a nada; destruir. Ester 7:4
Apedrejamento     =     Entre os judeus era o apedrejamento método usual da execução da pena de morte. Qualquer crime que merecesse a morte, exceto se a lei estabelecesse expressamente outra forma, era punido com o apedrejamento. Êx 8.26 – 19.13 – 21.28 a 32 – Lv 20.2, 10, 27 – Dt 13.5, 10 – 1 Rs 21.10.,Lc 13.34 – Jo 8.5 – 10.31 a 33 – At 5.26 – 7.58, 59 – 14.19
Aplacar     =     Amansar Jó 20:10 – Gênesis 32:20
Apreço     =     Estima. 1 Tessalonicenses 5:12
Arca da Aliança     =     A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. (Deuteronômio 31:26)
Arcanjo     =     Palavra usada apenas para o anjo Miguel. Ele é o anjo chefe, que comanda os outros anjos de Deus. (Daniel 10:13,21)
Armagedom     =     Lugar onde os exércitos do mundo se encontrarão na ultima rebelião contra Deus. (Apocalipse 16:16)
Arrecada     =     Brinco, em geral de metal e em forma de argola. Números 31:50
Arremeter     = Atacar com ímpeto ou fúria. Gênesis 43:18
Arrimo     = Amparo; proteção. Salmos 16:5
Arrojar     = Ousadia, atrevimento. 1 Samuel 25:29
Asafe     = Cobrador. 1. Levita, um dos principais músicos de Davi, e a quem o rei nomeou para ‘dirigir o canto na casa do Senhor’ (1 Cr 6.31, 39). Asafe era, também, ‘vidente’ (2 Cr 29.30), e são-lhe atribuídos doze salmos, todos eles de caráter profético (Sl 50,73 a 83). os seus descendentes ou partidários, os ‘filhos de Asafe’, tomaram parte na purificação do templo e na celebração daquele acontecimento (2 Cr 29.13 a 30,35.15). 2. Antepassados de Joá, chanceler de Ezequias (2 Rs 18.18 – is 36.3 a 22). 3. oficial do rei da Pérsia, guarda das florestas reais em Judá (Ne 2.S). 4. Levita mencionado em 1 Cr 9.15 – Ne 11.17).
Ascensão     = Volta de Jesus aos céus. Depois que ressuscitou dentre os mortos, Jesus encontrou-se e conversou com seus discípulos por mais de 40 dias. Depois voltou ao seu lugar no céu à direita do Pai, onde reina como nosso Rei e serve como nosso Sumo-Sacerdote. (João 20:17)
Aspergir     = Respingar. Êxodo 29:21
Assentar     = Firmar-se, Fundar-se. Gênesis 43:33
Atemorizados    = Com temor, medo. Gênesis 42:28
Atinar     = Acertar. Salmos 119:27
Atônito     = Confuso; perturbado; tonto. Esdras 9:3
Atulhado     = Cheio completamente. Salmos 144:13
Avarento     = Mesquinhez. Salmos 10:3
Aversão     = Repulsa. Juízes 9:23
Azeca     = Cidade de Judá, com aldeias independentes, situadas no Sefelá, uma rica planície agrícola. Josué, na perseguição dos cananeus, depois da batalha de Bete-Horom, foi até Azeca (Js 10.10, 11). os filisteus acamparam entre Azeca e Socó, antes da batalha, na qual Golias foi morto (1 Sm 17.1). Foi uma das cidades fortificadas pelo rei Roboão (2 Cr 11.9), e acha-se mencionada como lugar reocupado pelos judeus, depois da sua volta do cativeiro (Ne 11.30).
Aziza     = Filha de Zatu. (Esdras 10:27)
Azmon     = Lugar bíblico.( Números 34:4) – (Números 34:5) – (Josué 15:4)
Azor     = Filho de Eliaquim. (Mateus 1:13) . Pai de Sadoque (Mateus 1:14)
Azriel     = Guerreiro valente, homens famosos, cabeças de família. (1 Crônicas 5:24)
Azuba     = Mulher de Calebe (1 Crônicas 2:18). Mãe de Josafá. (1 Reis 22:42)
Baal     = Principal deus dos povos cananeus. O culto a Baal era uma constante tentação para os israelitas. (Juízes 6:25)
Baasa     = Terceiro rei do reino do norte (Israel). Baasa subiu ao poder ao assassinar seu antecessor, o rei Nadabe, e toda a família real de Jeroboão. (Esdras 2:2)
Babel     = A grande cidade de Gênesis II, onde a torre de Israel foi construída, e também a capital da Babilônia. Foi na terra de Babel que Deus fez surgir novas línguas, para castigar o orgulho humano. (Gênesis 11:4-9)
Babilônia     = Fundada por Nimrode e se localizava no rio Eufrates; Império as sul da Mesopotâmia (atual Iraque).Os isralitas gastaram 70 anos como prisioneiros na Babilôna ao tempo de Daniel. (Gênesis 10:10)
Bacia     =     Vaso de cerâmica ou de metal. Êxodo 35:16
Baço     =     Sem brilho. Gênesis 29:17
Baila     =     Lembrança. Provérbios 17:9
Baios     =     Castanho. Zacarias 1:8
Balança     =     Instrumento de pesar. 1 Samuel 2:3
Bálsamo de Gileade     =     Produto cosmético e medicinal que os israelitas faziam a partir de um tempero ou seiva de árvore. (Jeremias 8:22)
Baluarte     =     Fortaleza, Lugar seguro. (Juízes 6:26 )
Bandeira     =     As palavras bandeira, estandarte, insígnia são termos sinônimos, usados todos eles nas Sagradas Escrituras. os filhos de israel, nas suas peregrinações pelo deserto, levavam à frente bandeiras que indicavam o lugar de cada divisão. Cantares 6:4
Banir     =     Afastar. Amós 1:11
Banquete     =     Vasta de refeição. Gênesis 19:3
Barcos     =     Modo de transporte no mar. Lucas 5:2
Barrabás     =     Filho do pai, ou do Rabi. Aquele a quem Pilatos libertou, em conformidade a um antigo costume na Páscoa, deixando Jesus preso. (Mateus 16-20)
Barro     =     Era de várias espécies o barro, usado para edificação e para obra de olaria. Êxodo 1:14
Belém     =     Pequena cidade de Judá, a 9 Km de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu. (I Samuel 16:1)
Bendito     =     Aquele a quem se abençoou. Gênesis 14:20
Bendizer     =     Louvar grandemente. Neemias 9:5
Bendizer     =     Louvar grandemente, glorificar. Neemias 9:5
Beneplácito     =     Consentimento; aprovação. Efésios 1:5
Benevolência     =     Boa vontade; complacência. Gênesis 24:49
Benfeitor     =     Aquele que pratica o bem; o que beneficia. Lucas 22:25
Benignidade     =     Qualidade de ser bom. Gênesis 24:27
Berseba     =     Poço do Juramento, mas segundo outros, Poço dos sete (Gn 21.22 a 33 – 26.26 a 33). Tendo sido outrora um sítio de certa importância, é hoje, sob o nome moderno de Bir-es-Seba, apenas um lugar de ruínas, com dois imensos poços, cercados de bebedouros de pedra para uso dos animais. Embora não estivesse na extremidade de Judá, pois estava a uns 95 km para dentro do território da Palestina, existia à beira das terras cultivadas de Simeão, e por isso era costume na conversação vulgar significar Berseba o limite meridional de todo o país: nisto se originaram as freqüentes frases: ‘De Dã até Berseba’ (2 Sm 17.11), de ‘Geba até Berseba’ (2 Rs 23.8). Foi perto deste poço, ou poços, que Abraão, isaque e Jacó, residiram, ali matando a sede de seus rebanhos. Situada a cidade cerca de 32 km ao sul de Hebrom, caiu, por fim, nas mãos de Simeão (Js 15.28 e 19.2). Em Berseba também viviam os filhos de Samuel (1 Sm 8.2), e em tempos posteriores chegou a haver nesta povoação imagens, com as quais pretendiam representar o verdadeiro Deus (Am 5.5 – 8.14). Alguns dos que voltaram do exílio estabeleceram ali a sua residência no tempo de Neemias (Ne 11.27,30).
Besta     =     Animal Levítico 5:2
Besuntar     =     Lambuzar, sujar Jó 13:4
Betel     =     É o nome de uma cidade cananéia da antiga região da Samaria, que situada no centro da terra de Canaã a noroeste da cidade de Ai, na estada para Siquém, a 30 km ao sul de Silo e a 20 km ao norte de Jerusalém.. (Gênesis 12:8)
Betesda     =     Casa de misericórdia. Nome de um tanque ou reservatório de Jerusalém, perto do mercado das ovelhas (Jo 5.2 a 7).
Bicho     =     Qualquer animal. Êxodo 16:20
Bila     =     Serva de Raquel, a filha mais nova de Labão. Foi concubina de Jacó, que teve dela dois filhos: Dã e Naftali (Gn 29.29 e 35.25). o seu pecado com Rúben levou Jacó a predizer o mal que havia de cair sobre os seus descendentes (Gn 35.22 e 49.4). 2. Cidade de Simeão (1 Cr 4.29). Também é chamada Balá em Js 19.3 e Baalá em Js 15.29.
Bilha     =     Vaso profundo; moringa. 1 Samuel 26:11
Blasfemar     =     Falar a respeito de Deus ou de assuntos sagrados de modo indevido . Êxodo 22:28
Boaz     =     Marido de Rute; pai de Obede; avó de Jessé; bisavó de Davi. (Rute 2:1-5)
Bodas     =     Festa nupcial. Juízes 14:12
Bojo     =     Barriga; saliência arredondada. 1 Reis 7:20
Bonança     =     Calmaria, bom tempo no mar; fig., calma, serenidade. (Salmos 107:30)
Bordado     =     Arte de embelezar com tear ou da agulha. Êxodo 35:35
Bordão     =     Cajado; vara. Êxodo 4:2
Bordejando     = Dirigir a embarcação de um lado a outro lado, conforme o vento. Atos 28:13
Borla     =     Tufo (Porção de lã aberta) redondo composto de fios. Números 15:38
Borra     =     Sedimento que se forma durante a fermentação do vinho. Sofonias 1:12
Bosque     =     Mata, floresta. Josué 17:15
Botija     =     Vasilha cilíndrica, de barro, alumínio etc., de boca estreita, gargalo curto e uma pequena asa, para bebidas, ou destinada a conter água quente para aquecer os pés. 1 Reis 14:3
Bozez     =     Penhasco. (1 Samuel 14:4)
Braça     =     Antiga medida de extensão correspondente a 2,20 m. Atos 27:28
Bracelete     =     Pulseira. Êxodo 35:22
Brandir     =     Erguer. Jó 41:29
Brasas     =     Carvão incandescente sem chama. Levítico 16:12
Brenha     =     Mata espessa; matagal. Isaías 9:18
Broquel     =     Escudo antigo. (Salmos 35:2 )
Broquel     =     Pequeno escudo. Salmos 35:2
Buxo     =     Era uma espécie de cedro, assemelhando-se geralmente ao cipreste . Isaías 41:19
Cabalmente     =     Completo. Romanos 9:28
Cabana     =     Pequena casa rústica ordinariamente construída de madeira e coberta de colmo. Neemias 8:14
Cabouqueiro     =     Que trabalha em minas ou pedreiras. 2 Reis 12:12
Caco     =     Fragmento de telha, louça, vidro etc. Salmos 22:15
Cadeia     =     A escravidão, a dor, o receio, e a perplexidade, se chamam ataduras ou cadeias. Juízes 16:21
Cades     =     Antiga cidade dos heteus na região norte do Líbano, próxima do rio Orontes, provavelmente uma ruína ou coluna ao tempo de Davi. (Josué 10:41)
Cades-Barnéia     =     Importante cidade e região no lado Sul do Deserto de Zim e no lado norte de Parã. Os israelitas ficaram acampados nesta cidade quando enviaram 12 homens para espionar a terra de Canaã. (Josué 14:6,7)
Caducidade     =     Enfraquecimento; envelhecimento. Romanos 7:6
Cafarnaum     =     Era a cidade natal de Simão Pedro e André (Mc 1:29; Lc 4:38) e o local onde Mateus (Levi) recebeu o seu chamado para o apostolado (Mt 9:9-13; Mc 2:14-17; Lc 5:27-32). Jesus realizou vários milagres em Cafarnaum (Mt 8:5-17; Mc 1:21-28; Mc 2:1-13; Jo 4:46-54; etc.) e aí pregou vários sermões (cf. João 6:24-71; Mc 9:33-50).
Caftor     =     Colônia egípcia. (Deuteronômio 2:23)
Caiar     =     Revestir de cal; pintar. Deuteronômio 27:2
Caim     =     Primogênito de Adão e Eva que matou seu irmão Abel. (Gênesis 4:1-8)
Calá     =     Uma das mais antigas cidades da Assíria, fundada por Assur (Gn 10.11)
Calcanhar     =     Saliência posterior do pé humano, formada pelo calcâneo e pelos músculos e tendões que ligam o pé à perna; talão. Gênesis 3:15
Calebe     =     Israelita da tribo de Judá; filho de Jefuné. Moisés o escolheu para representar Judá na equipe de espias enviados à terra de Canaã, quando os israelitas alcançaram Cades-Barnéia durante o êxodo. Junto com Josué, ele foi o único a espiar a crer que Deus lhes daria a vitória sobre os cananeus. Ele se estabeleceu em Hebrom. (Números 13:6)
Cálice     =     Pequeno copo com pé, para licores ou bebidas fortes. Êxodo 25:31
Caluniador     =     Indivíduo que calunia. Calunia = Imputação falsa, que ofenda a reputação, crédito ou honra de alguém. Salmos 140:11
Câmaras     =     Aposento destinado a uma pessoa. 1 Reis 6:5
Cambas     =     Cada uma das peças curvas das rodas de um veículo. 1 Reis 7:33
Cambista     =     Pessoas que fazem câmbio com ágio. Mateus 21:12
Canaã     =     Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10)
Candeeiro     =     Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação. Levítico 24:4
Caniço     =     Vara para pescar (bambu). Mateus 11:7
Cântaro     =     Jarro ou vaso grande para guardar líquidos. Gênesis 24:14
Capadócia     =     Província oriental da Ásia Menor, limitada ao sul e oriente pela cordilheira do Tauro, e pela corrente superior do Eufrates. (Atos 2:9 )
Capitel     =     Coroamento do fuste (haste, cabo) de uma coluna. (1 Reis 7:17 )
Cardo     =     Planta espinhosa. Gênesis 3:18
Carecer     =     Faltar. Provérbios 15:21
Catadura     =     Semblante; aspecto. Daniel 8:23
Caudalosos     =     Rios que correm águas em abundância. Salmos 74:15
Cavaco     =     Lasca de madeira. 1 Reis 17:12
Ceifa     =     o tempo da ceifa começa em abril e acaba em princípios de junho. Medeia o espaço de três meses entre a semeadura e a primeira colheita, e um mês entre esta e a ceifa completa. Gênesis 8:22
Célebre     =     Famoso; notável. Gênesis 11:4
Célere     =     Com rapidez. Marcos 1:28
Celeuma     =     Barulhos; gritos de protestos. Atos 23:10
Cenáculo     =     Lugar alto em Jerusalém onde Jesus e seus discípulos tomaram a Última Ceia. Tem esse nome porque ficava no segundo andar de uma casa de dois andares. (Lucas 22:10-13)
Cerrada     =     Encobrir; tapar. Gênesis 15:12
Cestos     =     Utensílio parecido com a cesta, porém mais fundo e às vezes com tampa. Gênesis 40:16
Cevada     =     Semente dessas plantas, especialmente de Hordeum vulgare e suas muitas variedades, usada na alimentação do homem e de animais domésticos . Êxodo 9:31
Choça     =     Casa rústica. Rute 2:7
Chocarrice     =     Gracejo atrevido. Efésios 5:4
Címbalo     =     É a designação de um antigo instrumento de cordas ou um instrumento constituído por dois meios globos de metal que se percutiam um contra o outro; como pratos. 2 Samuel 6:5
Cinamomo     =     Casca de uma árvore, importada do extremo oriente. Êxodo 30:23
Cingir     =     Cercar; ligar; unir. Êxodo 29:5
Circuncisão     =     Remoção do prepúcio do pênis. Os israelitas eram circuncidados no oitavo dia do nascimento. Deus pediu isto como uma parte de sua aliança com Israel. Era o sinal da fidelidade do povo de Deus. (Gênesis 17:12)
Cirene     =     Era a principal cidade da Cirenaica (Trípoli). Mateus 27:32
Cítara     =     Instrumento de cordas, forma aperfeiçoada da lira. (Daniel 3:5 )
Clangor     =     Som rijo e estridente. (Êxodo 19:16)
Clemência     =     Disposição para perdoar. 2 Samuel 22:36
Cobiça     =     Desejo veemente de possuir; ambição de riquezas. Êxodo 20:17
Codorniz     =     Uma pequena ave da família das perdizes. Êxodo 16:13
Coito     =     Cópula carnal. Êxodo 22:19
Colchete     =     Pequeno gancho de fio de arame. Êxodo 26:6
Colheitas     =     O que se colhe, o que se ajunta. Gênesis 47:24
Colônia     =     Povoação de colonos. Atos 16:12
Cominho     =     É uma pequena e tenra semente,que era debulhada, batendo-a com uma vara . Isaías 28:25
Compaixão     =     Dor que nos causa o mal alheio; comiseração, dó, pena, piedade. Êxodo 2:6
Compassivo     =     Que tem ou revela compaixão. Êxodo 34:6
Compraz     =     Alegrar; deleitar-se. Levítico 19:15
Contígua     =     próximo, adjacente. (Atos 18:7)
Corço     =     O corço da Escritura é a gazela -era permitido comer a sua carne, e ia à mesa do rei g)t 12.15,22 – 14.5 – 15.22 – 1 Rs 4.23).
Crucificação     =     Método de execução usado pelos romanos ao tempo do Novo Testamento. A pessoa a ser crucificada era pregada em dois travessões de madeira formando uma cruz. Um prego atravessava os dois pés e dois outros atravessavam cada pulso. Alguns criminosos condenados por crimes sérios eram crucificados. A falsa acusação usada para justificar a crucificação de Jesus foi a traição contra Roma. (João 19:16,18)
Dádiva     =     Dom, presente. Gênesis 34:12
Dalila     =     Mulher que traiu Sansão para os filisteus. Os filisteus pagaram 1.100 peças de prata para que descobrisse sua fraqueza. Sansão apaixonou-se por ela e lhe contou o que ela queria saber. (Juíses 16:6,18)
Dalmácia     =     Região montanhosa na costa oriental do mar Adriático, fazendo parte da província romana do ilírico, para onde Tito foi mandado (2 Tm 4.10). o próprio apóstolo Paulo tinha pregado o Evangelho nas terras circunvizinhas (Rm 15.19). Não foi propriamente nome de uma província senão depois do ano 70 (d.C.)
Daniel     =     O significado do nome é “Aquele que é julgado por Deus” ou “Deus assim julgou”, ou ainda, “Deus é meu juiz”. Membro da família real de Judá levada cativa para a Babilônia pelo exército do rei Nabucodonosor durante o reinado de Jeoaquim. Foi ele que serviu a quatro reis da Babilônia e sobreviveu por uma noite numa cova de leões. (Daniel 1:6-11)
Dardo     =     Arma de arremesso, delgada e curta, com ponta aguda de ferro. 1 Samuel 17:6
Davi     =     Filho caçula de Jessé e segundo rei de Israel, depois de Saul. Era da tribo de Judá e derrotou o gigante Golias. Escreveu salmos, governou com justiça e sua vida integrou totalmente o plano de Deus, que prometeu que seu reino jamais teria fim. (I Samuel 16:13)
Debalde     =     Em vão; inútil (Levítico 26:16)
Debilidade     =     Enfraquecimento, fraqueza. Romanos 15:1
Debir     =     É hoje Edh-Dhaherayeh, uma cidade nas montanhas de Judá (Js 15.49), em outros tempos chamada Quiriate-Sefer (Js 15.15 – Jz 1.11).
Decápolis     =     Dez cidades. Trata-se de uma confederação de cidades gregas, que se calcula terem sido dez, e que se estendiam por uma área que abrangia ambos os lados do Jordão, ao sul do mar da Galiléia e na direção do norte. (Marcos 5:20)
Defeito     =     Imperfeição (física ou moral); deformidade. Êxodo 12:5
Deferência     =     Acatamento, atenção, condescendência, consideração, respeito. Tiago 2:3
Defésio     =     Fabricante de pequenas relíquias de Diana, em Éfeso. (Atos 19:24)
Deficiente     =     Que tem deficiência, falho, imperfeito, incompleto. Tiago 1:4
Defraudar     =     Reter ou usurpar algum bem ou direito, por meio de afirmações falsas, deturpação da verdade, fraude ou outros meios enganosos. Marcos 10:19
Deidade     =     Toda a natureza de Deus; aquilo que Deus é. (Colossenses 2:9)
Deleite     =     Delícia, gosto, regalo. Isaías 66:11
Deliberar     =     cidir ou resolver (algo) após discussão e exame. Mateus 26:4
Delito     =     Fato ofensivo das leis ou dos preceitos do direito e da moral; crime, culpa, falta. Gênesis 26:10
Denário     =     O denário, que em outra tradução é um dinheiro, era a principal moeda romana de prata. (Mateus 22:19 )
Depurar     =     Purificar(-se), tornar(-se) puro ou mais puro. Salmos 12:6
Derbe     =     Cidade da Licaônia. (Atos 14:6)
Desatino     =     Disparate. Gênesis 34:7
Descambar     =     Cair ou inclinar-se para um lado. João 6:16
Desdém     =     Desprezo com orgulho; sobrançaria, menosprezo. Salmos 31:18
Desmesuradamente     =     Excessivamente. (Isaías 5:14)
Desnucar     =     Deslocar a cabeça pela nuca. (Deuteronômio 21:4)
Despenseiro     =     O encarregado da despensa. Gênesis 43:16
Despojar     =     Ação ou efeito de despojar.Privar do que adornava ou revestia. Gênesis 49:27
Despojo     =     Presa de guerra; roubar; saquear. (Números 31:11)
Desposar     =     Receber como esposa ou esposo. 1 Crônicas 23:22
Desterrar     =     Banir, exilar. Amós 5:27
Destilar     =     Infundir pouco a pouco; Proceder à destilação de Deuteronômio 33:28
Destra     =     Mão direita. Palavra usada com uma figura de linguagem, para indicar habilidade poder ou autoridade; intimidade, lugar de honra próxima de alguém. (Êxodo 15:6)
Desvalido     =     Zombaria; escárnio. (Salmos 72:12 )
Desvalido     =     Pobre, infeliz, desgraçado. Salmos 72:12
Desvanecer     =     Fazer desaparecer; apagar, dissipar, extinguir. Salmos 102:3
Desvarios     =     Ato de loucura Eclesiastes 9:3
Desventura     =     Desgraça, infortúnio. Números 23:21
Detença     =     Demora, dilatação; Prisão. Ester 8:9
Detrimento     =     Dano, prejuízo. Atos 25:3
Deturpar     =     Desfigurar; Estragar. 2 Pedro 3:16
Deus     =     Criador e Senhor de todas as coisas; o único que sempre existiu e existirá; o único Deus verdadeiro. (Gênesis 1:1)
Devassidão     =     Libertinagem, depravação. 1 Pedro 4:4
Deveras     =     Verdadeiramente; Realmente. Gênesis 22:17
Dia da Preparação     =     O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64)
Difamar     =     Tirar a boa fama ou o crédito a; caluniar. Tito 2:5
Dignidade     =     Modo de proceder que infunde respeito. 1 Reis 15:13
Dignitário     =     Indivíduo que exerce um cargo elevado ou goza de um título proeminente. Marcos 6:21
Dilatar     =     Aumentar(-se) o volume de. Deuteronômio 19:8
Dileto     =     Preferido na estima e no afeto. Romanos 16:8
Diligente     =     Zeloso, cuidadoso. Êxodo 19:5
Dilúvio     =     Tempo quando Deus cobriu a terra com água para destruir todo o mundo, exceto Noé, sua família e os animais que estavam na arca. (Gênesis 7:7)
Discorrer     =     Difundir-se, espalhar-se. Atos 19:9
Discrição     =     Qualidade de quem sabe guardar segredo; reserva. 2 Crônicas 2:12
Disenteria     =     Infecção, bacilar ou amebiana, dos intestinos, de que resultam evacuações freqüentes; diarréia. Atos 28:8
Dispensação     =     Concessão de graças divinas. Dispensa, licença Efésios 3:2
Dispersão     =     Ato ou efeito de dispersar. Dispersar = disseminar, espalhar. Sofonias 3:10
Dispor     =     Ficar a disposição. Gênesis 34:10
Dispusera     =     Ficaram à disposição. Gênesis 42:20
Disseminar     =     Difundir, divulgar. Gênesis 10:32
Dissertando     =     Exposição argumentada. Atos 19:8
Dissimulação     =     Disfarce; ocultar-se. Gálatas 2:13
Dissoluto     =     Devasso; libertino. Deuteronômio 21:20
Dissuadir     =     Convencer Jó 23:13
Distinção     =     Diferença, separação. Êxodo 8:23
Ditoso     =     Venturoso; feliz. (Salmos 112:5 )
Divisa     =     Distintivo; lema Salmos 16:6
Divórcio     =     Separação de casal. Deuteronômio 24:1
Dízimo     =     Décima parte. Abraão apresentouo dizimo de tudo a Melquisedeque, o sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.20). Jacó, depois de ter a visão dos anjos, prometeu ao Senhor o dízimo do que o Senhor lhe desse, se de novo voltasse em paz à casa de seu pai (Gn 28.22).
Dolo     =     Ato consciente de induzir alguém ao erro. Gênesis 34:13
Dom     =     Dádiva, presente. Eclesiastes 3:13
Dons espirituais     =     São os poderes ou graças que o Espírito Santo confere a certos crentes em benefício da igreja. 1 Coríntios 12:1
Dorso     =     Costas; parte posterior. Jó 41:13
Dote     =     Bens que recebe uma pessoa, em especial uma mulher quando se casa. Gênesis 34:12
Doutrina = Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico. Deuteronômio 32:2
Ebenézer = Lugar onde os filisteus derrotaram os israelitas e tomaram a Arca da Aliança no tempo de Eli. Pedra que Samuel levantou em Ebenézer para comemorar a vitória dos israelitas sobre os filisteus no mesmo lugar de sua derrota anterior. (I Samuel 4:1)
Éden = Terra onde Deus colocou Adão e Eva, que foram forçados a deixar o Éden depois que pecaram. Era banhado por um rio que estava em comunicação com outros rios: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. (Gênesis 2:15)
Eglom = Uma das cidades dos amorreus, que em poder do seu rei Debir, e na confederação de quatro outras cidades, fez guerra a Gibeom. Foi destruída por Josué (Js 10.3 a 35 – e 12.12) – e coube na divisão das terras à tribo de Judá (Js 15.39).
Eirado = Terreno duro e liso onde se secam os cereais. (Josué 2:6)
El Shadai = Deus todo poderoso. (Gênesis 28:3)
Elá = Lugar de acampamento dos israelitas durante a batalha de Davi e Golias. Vale próximo a Jerusalém no território de Judá. (I Samuel 17:19)
Elasa = Sacerdote que casou com uma mulher estrangeira no tempo de Esdras (Ed 10.22)
Elcana = Pai de Samuel (1 Sm 1.1 a 23 – 1 Cr 6.27,34).
Elda = Filho de Quetura (Gênesis 25:4 ). Quem Deus chamou
Eldade = Um dos 70 anciãos de Israel escolhidos por Moisés para ajudar a liderar a nação. (Números 11;26-30)
Eleazar = Terceiro filho de Arão e de Eliseba, sendo esta filha de Aminadabe, descendente de Judá por Perez (Gn 38.29 – Êx 6.23 – Rt 4.18).
Eli = Sumo-sacerdote de Israel que criou Samuel no tabernáculo em Siloé quando o Senhor chamou Samuel para a profecia. (I Samuel 1:3,9)
Eliabe = Era filho de Helom e chefe da tribo de Zebulom quando foram enumeradas as tribos no deserto do Sinai (Nm l.9).
Eliaquim = Israelita escolhido por Deus para substituir Sebna como assistente do rei Ezequias. (II Reis 18:18)
Elias = Profeta do reino do norte (Israel) ao tempo dos reinados de Acabe, Acazias e Jorão. Ele se tornou conhecido ao derrotar os 400 profetas de Baal no monte Carmelo. (II crônicas 21:12)
Elul = Sexto mês dos hebreus, que corresponde a Setembro. (Neemias 6:15 )
Emproado = Orgulhoso; presunçoso. (Isaías 3:16)
Entronizado = Exaltado; elevado (1 Samuel 4:4 )
Enxárcias = Conjunto de cabos que seguram os mastros. (Isaías 33:23)
Enxovia = Cárcere térreo ou subterrâneo. (Êxodo 12:29)
Enxúndia = Gordura. (Jó 15:27)
Esaú = Filho de Isaque e gêmeo fraterno de Jacó. (Gênesis 25:25-30)
Esboroa = Reduzir a pó. (Jó 14:18)
Esbulhar = Sacar; expropriar; desapropriar. (Ezequiel 46:18)
Escanecer = Ridicularizar; tratar com desdém, humilhar, rebaixar. (Jó 36:18)
Escárnio = Zombaria; desprezo. (Salmos 44:13)
Escol = Irmão de Manre, que juntamente com Abraão, libertou Ló, que tinha sido levado cativo por quatro reis (Gn 14.13 e seguintes).
Escuso = Escondido; recôndito. (Mateus 15:17)
Esdras = Escriba judeu que viveu em Jerusalém ao tempo de Neemias. (Esdras 7:10) Espírito Santo – Terceira pessoa de Trindade. (Salmo 51:11)
Especiarias = Os antigos tinham a maior parte das especiarias que hoje conhecemos, e apreciavam-nas muito. Serviam-se delas para temperar a carne (Ez 24.10), para dar sabor agradável aos seus vinhos (Ct 8.2), para perfumar pessoas e camas (Et 2.12 – Sl 45.8 – Pv 7.17), e para preparar os mortos (2 Cr 16.14 – Jr 34.5 – Mc 16.1).
Espólio = Bens que alguém morrendo deixou. (Hebreus 10:34)
Estanho = Este metal acha-se mencionado com outros, nos despojos dos midianitas (Nm 31.22). Ezequiel 22:18
Ester = Judia nascida no cativeiro da Babilônia entre os exilados de Judá. (Ester 2:7,8)
Estofo = Qualquer tecido para revestir. (Êxodo 35:6)
Estola = Espécie de xale (Peça de vestuário usado como adorno e agasalho dos ombros e costas) . (Êxodo 35:9)
Estoraque = É um dos três ingredientes que entravam na composição do sagrado perfume (Êx 30.34,35). A palavra hebraica tem a significação de gota.
Estúlticia = Tolice; estupidez (Salmos 49:13)
Eufrates = o Eufrates é o mais largo, o mais extenso, e o mais importante rio da Ásia ocidental. Tem duas origens nas montanhas da Armênia, sendo o ramo norte, o Frat, o verdadeiro Eufrates. (Gênesis 2:14 )
Eunuco = Homem castrado que servia de guarda das mulheres do seu dono. (Ester 2:14)
Evangelho = “Boas novas”, a notícia de que Jesus pagou a pena por nossos pecados e nos convida a receber sua oferta de perdão. (Marcos 1:1)
Extraviado = Que perdeu o caminho; desviado do caminho; desencaminhado. Deuteronômio 22:1
Fábulas = Histórias para iludir a fé. (1 Timóteo 1:4)
Faia = Expressão genérica que compreendenão somente a própria faia, mas também o cipreste e o zimbro. Sua madeira é empregada em construções de casas (1 Rs 6.15), em navios (Ez 27.5), e serve também para fazer instrumentos musicais (2 Sm 6.5).
Falazes = Enganadores, ardilosos. Colossenses 2:4
Faldas = Base da montanha. (1 Samuel 24:2)
Faldas de pisga = Certa feição de terreno, provavelmente uma ravina, ao oriente do mar Morto, na fronteira da tribo de Rúben. (Deuteronômio 3:17)
Faraó = Rei ou governante do Egito. (Gênesis 40:4,5)
Fariseus = Grupo de líderes entre os judeus ao tempo do Novo Testamento, conhecidos por sua oposição a Jesus. (Mateus 5:20)
Fasquias = Pedaço de tábua. 1 Reis 6:4
Fauces = A parte superior e interior da goela, junto a raiz da língua; garganta. (Jó 36:16)
Fava = Legume usado para servir de pão, cozido e misturado com outras substâncias. (2 Samuel 17:28 )
Febre = Estado mórbido caracterizado pela aceleração do pulso e aumento de temperatura. Levítico 26:16
Fecundo = Capaz de produzir ou reproduzir-se. (Gênesis 1:22)
Feitiçaria = Arte de controlar ou usar semelhantes poderes sobrenaturais. 1 Samuel 15:23
Feitor = Capataz; administrador de bens alheios. (Êxodo 1:11)
Feixe = Porção de objetos reunidos num só grupo. (Gênesis 37:7)
Fel = No Antigo Testamento trata-se de uma planta e seus frutos, que eram excessivamente amargos . (Jó 20:14 – Salmos 69:21 – Atos 8:23 )
Felicidade = Estado de satisfação que experimentamos pela posse, real ou em esperança, daquilo que amamos. Gênesis 30:13
Ferreiro = Aquele que faz ou vende obras de ferro. 1 Samuel 13:19
Fiador = Pessoa que abona outra, responsabilizando-se pelo cumprimento de uma sua obrigação ou dever; abonador. Gênesis 44:32
Figueira = Árvore do gênero Fícus, particularmente qualquer árvore cultivada ou não, derivada da figueira comum. Gênesis 3:7
Filisteus = Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5)
Flagelo = Castigo. Calamidade. 2 Crônicas 21:14
Fole = Utensílio ou instrumento que, por expansão e contração alternadas, absorve ar por uma válvula ou orifício e expele-o com força através de um tubo, para diversos fins, como ativar uma combustão, ventilar cavidades, encher de vento os tubos dos órgãos, soprar as paletas do acordeão etc. Jeremias 6:29
Folgar = Alargar, desapertar, desencolher. Levítico 26:34
Forasteiro = Estrangeiro. Estranho. Êxodo 12:49
Forjado = Maquinado, tramado. Salmos 119:69
Forje (a) = Conjunto de fornalha, fole e bigorna, de que se servem os ferreiros e outros artífices que trabalham em metal; frágua. Salmos 94:20 – Isaías 40:19
Fornalha = Parte de uma máquina ou de um fogão em que arde o combustível. Gênesis 19:28 – Êxodo 19:18 – Deuteronômio 4:20
Fortaleza = Qualidade de ser forte; vigor, robustez. Êxodo 32:11 – Números 13:19
Fragor = Estrondo; ruído. (Jó 36:33 )
Franjas = É a borda de um vestido judaico. Mateus 23:5
Fraternal = Afetuoso.Benévolo. Romanos 12:10 – 1 Tessalonicenses 4:9
Fressura = Conjunto das vísceras (entranhas, intestinos) . Êxodo 12:9
Frívolo = Que é sem valor. Que não tem importância. Tito 1:10
Frondoso = Diz-se de tudo o que tem muitas ramificações. Levítico 23:40 – Deuteronômio 12:2
Frutificar = Produzir frutos. Gênesis 30:2 – Romanos 7:5
Fulgaz = Rápido, veloz. Eclesiastes 9:9
Fulgor = Brilho, resplendor. Salmos 44:3 – Daniel 12:3
Fumegante = Que fumega. Gênesis 15:17
Fundar = Assentar os alicerces de 1 Samuel 17:49
Fundição = Ato, efeito ou arte de fundir metais; vazamento. Levítico 19:4 – Deuteronômio 27:15
Furtar = Apoderar-se de (coisa alheia) contra a vontade do dono ou sem que este o saiba; roubar, mas sem violência. Gênesis 44:8 – Êxodo 20:15
Furtivamente = Clandestino, oculto, secreto. 1 Samuel 24:4 – 2 Reis 9:15
Fustigar = Açoitar; bater com vara. Provérbios 23:13 – Provérbios 23:14
Gaba = Enaltecer, exaltar. Provérbios 25:14 – Tiago 3:5
Gabarola = Fanfarrão; pessoa que gosta de gabar-se. Jeremias 50:36
Gabriel = Anjo que apareceu a Daniel e a Zacarias, esposo de Isabel. (Daniel 9:21)
Gafanhoto = Inseto. Êxodo 10:4
Galardão = Recompensa Gênesis 15:1 – Salmos 109:20 – Isaías 40:10
Gálatas = As igrejas da Galácia constavam, em parte, de judeus convertidos – mas é provável que na sua maioria fossem formadas de gentios, que tinham abraçado o Cristianismo. Gálatas 3:1
Galiléia = Ampla área do norte da Palestina ao tempo do Novo Testamento. Nela Jesus cresceu, pregou e curou muitas pessoas. (Mateus 11:1)
Gana = Vontade, desejo de fazer o mal Amós 8:4
Gavela = Feixe de espigas. Rute 2:7 – Jeremias 9:22
Gavinha = Trepadeira. Jeremias 5:10
Geada = Orvalho congelado, que forma camada branca onde está depositado. Frio excessivo Gênesis 31:40 – Êxodo 16:14
Gentio = Não judeu; pessoa que não é judia. (Neemias 5:9)
Gerar = Dar o ser a, procriar, reproduzir-se em: Gerar um filho. Gênesis 17:20 – Deuteronômio 4:25
Gerasenos = Eram os habitantes de Gádara e do território circunvizinho. Marcos 5:1
Gérsom = Primeiro filho de Moisés. (Êxodo 2:22)
Getsêmani = Jardim no monte das Oliveiras. Foi nele que Judas traiu Jesus. (Marcos 14:32)
Ginete = Cavalo de boa raça, fino e bem cuidado. 1 Reis 4:28 – Ester 8:10
Glutão = Pessoa que costuma comer demais. Provérbios 23:2 – Lucas 7:34 – Mateus 11:19
Gólgota = “Lugar da caveira”, lugar onde Jesus e dois criminosos foram crucificados. (Marcos 15:22)
Gômer = Medida. Êxodo 16:16
Gomorra = Cidade de planície onde aconteceu um aviso sobre pecado. Gênesis 18:20 – Deuteronômio 29:23
Gonzos = Dobradiça Provérbios 26:14
Gordura = Designação das substâncias constituídas de glicérides de ácidos graxos, encontradas nos tecidos animais e vegetais. Gênesis 4:4 – Êxodo 23:18
Graça = No A.T. significa favor, especialmente na frase ‘achar graça’ (Gn 6.8, etc.). No N.T. é aquele favor que o homem não merece, mas que Deus livremente lhe concede. Gênesis 6:8 – Êxodo 21:2
Gral = Objeto de madeira que se emprega para se pisar o grão. Números 11:8
Guarnição = Equipagem de um navio; tripulação. Tudo o que se pode aplicar a um objeto para o adornar ou enfeitar. 1 Samuel 10:5 – 1 Reis 7:31
Gumes = O lado afiado de instrumento de corte. Juízes 3:16
Haastari = mensageiros
Habor = Um rio de Gozã, que nascendo no montanhoso distrito da Mesopotâmia, corre para o Eufrates. 2 Reis 17:6
Hacufa = Curva. Esdras 2:51
Hadade = Filho de ismael, que também se chamava Hadar (Gn 25.15 – 1 Cr 1.30)
Hadar = circulante, poderosa Gênesis 36:39
Hadassa = Nome hebraico de Ester. (Ester 2:7)
Hadide = Cidade que foi ocupadadepois da volta do cativeiro (Ed 2.33 – Ne 7.37 – 11.34).
Hagi = Festivo. Números 26:15
Hagite = Nascida numa festa 2 Samuel 3:4
Halul = Trepidação. Josué 15:58
Hamate = Cidade e reino da alta Síria, no vale de orontes – sendo a ‘entrada de Hamate’ na extremidade norte do Líbano, trata-se do sítio que fica entre a montanha e a cordilheira de Bargilus (Nusairiyeh) ao norte. Números 13:21
Hanucá = Festa judaica que celebra a restauração do templo. (João 10:22)
Haquila = Local de outeiro 1 Samuel 26:3
Harpa = Instrumento de cordas, de forma triangular, tocado com os dedos; conhecido desde a mais remota antiguidade e ainda hoje em uso, aperfeiçoado e provido de pedais para a elevação cromática dos sons fundamentais. Gênesis 4:21 – 1 Samuel 10:5 – 1 Reis 10:12
Harsa = Encantador. Esdras 2:52
Hasum = Rico. Esdras 2:19
Haurã = Terra de cavernas. Ezequiel 47:16 e Ezequiel 47:18
Havilá = Deserto. Gênesis 2:11
Hazael = A quem Deus vê. 1 Reis 19:15
Hebraico = Idioma dos hebreus. João 5:2 – Apocalipse 9:11
Hebreu = Todo descendente de Abraão, Isaque e Jacó. (Gênesis 14:13)
Hemorragia = Derramamento copioso de sangue para fora dos vasos sanguíneos. Mateus 9:20 – Lucas 8:43
Herança = Aquilo que se herda por disposição testamentária ou por via de sucessão. Gênesis 15:7 – Levítico 20:24
Herdade = Grande propriedade rural. 2 Reis 9:25 – Isaías 49:8
Herdeiro = Pessoa que herda, ou tem direito de suceder na possessão da totalidade dos bens, ou parte deles, após a morte do proprietário. Gênesis 15:2 – Lucas 20:14 – Gálatas 3:29
Heresia = Atentar contra o preceito de Deus. Errar o vaminho 2 Pedro 2:1
Heteus = Eram os descendentes de Hete, filho de Canaã. Êxodo 13:5 – Números 13:29 – Deuteronômio 7:1
Heveus = os heveus (descendentes dos cananeus, Gn 10.17) acham-se especialmente associados com os amorreus. Gênesis 10:17 – Êxodo 13:5
Hidrópico = Que, ou quem está afetado de hidropisia (Acumulação anormal de líquido seroso no tecido celular ou em uma cavidade do corpo, especialmente no abdome.) Lucas 14:2
Hipócrita = Que, ou quem tem hipocrisia (fingimento, falsidade). Mateus 22:18
Hipoteca = Direito real constituído a favor do credor sobre imóvel do devedor ou de terceiro, como garantia exclusiva do pagamento da dívida, sem todavia tirá-lo da posse do dono. Neemias 5:3
Hissopo = O hissopo é um pequeno arbusto que dá flores e tem aroma picante. Êxodo 12:22 – Levítico 14:4 – Hebreus 9:19
Hodavias = Um descendente da casa real de Judá (1 Cr 3.24)
Homicida = Pessoa que pratica homicídio, ou seja, tenta se matar. Números 35:6 – Deuteronômio 4:42 – Deuteronômio 19:3
Horda = Bando indisciplinado. Oséias 6:9 – Oséias 7:1
Hosana = Forma grega do termo hebraico no Salmo 118:25: “Salve-nos, Senhor.” (Mateus 21:9)
Hospitalidade = Bom acolhimento dispensado a alguém. Romanos 12:13 – 1 Timóteo 5:10 – Hebreus 13:2
Hostes = Tropas, exércitos. Êxodo 6:26 – Hebreus 12:22
Humildade = Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. Provérbios 15:33
Idolatria = idólatra é o adorador de ídolos, a idolatria é o culto que lhes é prestado. 1 Samuel 15:23
Idolo = A palavra ídolo vem do grego eidólon, e significa imagem. 1 Samuel 15:23
Idôneo = Apto, capaz, competente. Colossenses 1:12 – 2 Timóteo 2:2
Iguaria = Comida fina, delicada e/ou apetitosa. Jó 36:16
Ilharga = Cada uma das duas partes laterais entre as falsas costelas e os ossos do quadril. Números 33:55 – Josué 23:13
Imaculado = Puro, inocente. 1 Timóteo 6:14
Imagem = Reflexo de um objeto na água, num espelho etc. Gênesis 1:26 – Deuteronômio 5:8
Iminente = Próximo; a qualquer momento. Provérbios 10:14
Imolado = Sacrificado. Levítico 4:15
Impenitente = Que não é penitente. Que continua no pecado. Romanos 2:5
Imperfeição = Falta de perfeição. Incorreção, defeito. Deuteronômio 17:1
Impetuoso = Manifestação súbita. Corajoso Jó 8:2
Impigem = Doença de pele. Levítico 13:39
Imprecação = Pedir que envie a alguém males ou bens. Levítico 5:1
Impropério = Palavra afrontosa. Ultraje, vitupério. Mateus 27:44
Improviso = De repente; súbito. Juízes 9:44
Impudente = Sem vergonha. Provérbios 7:13
Impugnada = Contestada. Atos 28:22
Imputado = Atribuído. Gênesis 15:6
Imundo = Impuro, sujo. Gênesis 7:2 – Levítico 13:3
Imutável = Sem mudança. Hebreus 7:24
Inacessível = Sem acesso. 1 Timóteo 6:16
Incauto = Imprudente; ingênuo. Romanos 16:18
Incenso = Seiva ou cheiro queimado por seu perfume forte e agradável. (Êxodo 30:35)
Incircunciso = Meninos ou homens de quem não se tirou a pele que envolve a extremidade do pênis Gn 17.14 – Gn 34:14
Incólume = São e salvo. Salmos 141:10
Indagar = Procurar saber. Deuteronômio 19:18
Infame = Que tem má fama. Jó 30:8
Infâmia = má fama. Provérbios 6:33
Infrutuoso = estéril. 2 Pedro 1:8
Iniquidade = Palavra para “pecado” . (Salmo 25:11)
Inquirição = Inquérito. Esdras 7:14
Insensato = Falto de senso. Salmos 14:1
Insípido = Que não tem sabor, tedioso. Jó 6:6
Insolente = Grosseiro; atrevido. Salmos 17:10
Intermedio = Que está de permeio; interposto. Êxodo 35:29
Isaías = Profeta e israelita que pregou durante os reinados de Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés. Ele era filho de Amós e viveu em Jerusalém. (II Reis 19:2)
Ismael = Filho de Abraão e Hagar, meio irmão de Isaque. (Gênesis 16:15-16)
Ismaelitas = Povo que deriva suas origens de Ismael; os árabes. (Gênesis 37:27)
Jangada = Embarcação rasa, espécie de plataforma composta de corpos flutuantes de qualquer espécie, geralmente madeiros, ligados entre si por meio de cavilhas ou cordas de fibras especiais, destinada sobretudo à pesca; usada também como meio de transporte. 1 Reis 5:9 – 2 Crônicas 2:16
Jejum = Abstinência ou redução de alimentos em certos dias. 1 Reis 21:9 – Esdras 8:21
Jeovah Jireh = “O Senhor proverá.” (Gênesis 22:14)
Jeovah Nissi = “O Senhor é a minha bandeira.” (Êxodo 17:15)
Jeovah Shamah = “O Senhor está aqui.” (Ezequiel 48:35)
Jeovah Tsidkenu = “O Senhor é a minha justiça.” (Jeremias 23:6)
Jesus = O nome mais importante da bíblia. O filho de Deus, o Messias, o nosso Salvador e Senhor. O nome Jesus é a forma grega do hebraico “Josué”, que significa “ungido”. (Isaías 7:14, 53:1-12, Mateus 1:18, Atos 16:18)
Jornada = Marcha ou percurso que se faz num dia. Gênesis 13:3 – Êxodo 40:36 – Números 9:10 – 2 Samuel 11:10 – 2 Coríntios 11:26
Jornaleiro = o jornaleiro era o homem que ia livremente trabalhar todos os dias de trabalho – e assim se distinguia do servo permanente ou escravo. Levítico 19:13 – Deuteronômio 15:18 – Isaías 16:14 – Jó 7:1 – Malaquias 3:5
Jubileu = Chamava-se ano do Jubileu aquele que vinha depois de sete anos sabáticos (Lv 25.8 a 11). Levítico 25:10
Júbilo = Grande alegria ou contentamento. 1 Samuel 4:6
Judeu = Que diz respeito à Judéia ou aos judeus; hebreu, israelita. Qualquer pessoa da raça hebréia. 2 Reis 16:6
Jugo = Agente opressivo que reduz à sujeição, submissão ou servidão. Gênesis 27:40
Jumento = Burro. Gênesis 12:16
Junco = Típico da família das Juncáceas, que compreende plantas pantanosas das regiões temperadas, com caule cilíndrico, delgado e flexível, muitas vezes oco, com folhas glabras, comumente teretes ou sulcadas. Êxodo 2:3
Juntas = Ponto ou lugar de junção de objetos contíguos; junção, união. 1 Reis 22:34
Juramento = Afirmação ou negação explícita de alguma coisa, tomando a Deus por testemunha ou invocando coisa sagrada. Gênesis 24:8
Jurisdição = Poder, direito ou autoridade legal para ouvir e determinar uma causa ou causas, considerados em geral ou com referência a um caso particular. Lucas 20:20
Justificação = Ato ou efeito de justificar ou de justificar-se. Causa, desculpa, fundamento, razão. Romanos 4:25
Justificar = Declarar justo, demonstrar ou reconhecer a inocência de, descarregar da culpa imputada. Gênesis 44:16
Justo = Conforme à justiça, à razão e ao direito. Gênesis 18:23
Labor = Faina, lavor, trabalho. Jeremias 3:24
Lagar = Grande tonel ou tanque em que várias pessoas podiam trabalhar juntas pisando as uvas. Oséias 9:2
Lago de fogo = Termo usado para “inferno” no livro de Apocalipse, também chamado de “segunda morte”. (Apocalipse 20:14)
Lamentação = o ou efeito de lamentar. Clamor, queixa. esis 50:10
Lâmpada = Utensílio para obter luz artificial, por combustão de um líquido ou gás (lâmpada de azeite, de gás, de petróleo etc.). Êxodo 35:14
Lamúria = Lamentação, queixa. Jó 36:19
Lanceta = Instrumento pontiagudo com dois gumes, usado para praticar sangrias, abrir abscessos etc. 1 Reis 18:28
Lanterna = Lâmpada portátil, que consiste em um estojo com parede cilíndrica ou globular, ou janelas de vidro ou outro material transparente, que protegem contra vento e chuva uma luz de querosene, acetileno, vela etc. Sofonias 1:12 – João 18:3
Largueza = Generosidade. Salmos 31:23
Lasciva = Sensual, libidinosa. Colossenses 3:5
Lavagem = As abluções eram, ou cerimoniais ou não cerimoniais. Efésios 5:26
Lavandeiro = o trabalho do lavandeiro era limpar os vestidos e branqueá-los . Marcos 9:3
Lavor = Trabalho manual; labor. Êxodo 35:33
Lavoura = Preparação do terreno para sementeiras ou plantação. Gênesis 45:6
Lavrada = Ato de lavrar. Êxodo 20:25
Lavrador = Aquele que tem propriedade agrícola; agricultor. Gênesis 4:2
Lavrou (ar) = Amanhar, cultivar (as terras), remexer com arado ou charrua. 1 Reis 6:29
Legião = Grande número, grande quantidade. Salmos 78:49 – Marcos 5:15
Leito = Armação de ferro ou madeira, com estrado ou sem ele; cama. Gênesis 49:4
Lenitivo = Alívio; consolação; coisa que suaviza. Colossenses 4:11
Lentilha = Pequena erva cultivada, da família das Leguminosas ( Lens esculenta), de folhas penadas e vagens com sementes altamente nutritivas. Gênesis 25:34
Leproso = hanseniano. Contaminado de vícios; corrupto. Levítico 13:44
Levedado = Que se levedou; fermentado, crescido. Êxodo 12:19
Levita = Descendente de Levi e membro desta tribo. Deus deu aos levitas algumas tarefas especiais no serviço do tabernáculo e do culto. (Êxodo 4:14 e II Crônicas 20:14)
Levítico = Relativo aos levitas. Hebreus 7:11
Libação = Oferta de líquidos, em geral de vinho ou de azeite, derramados em sacrifício de dedicação a Deus. Gênesis 35:14 – Números 6:17
Libelo = Artigo ou escrito que envolve acusação a alguém. Atos 24:1
Libertinagem = Devassidão, licenciosidade. Judas 1:4
Limiar = Começo, princípio. Juízes 19:27 – Samuel 5:4
Lisura = Macieza, suavidade. Franqueza, sinceridade. Falta de dinheiro. Gênesis 27:16
Litígio = Questão, alteração, contenda. Habacuque 1:3
Livro da vida = Nomes de todos aqueles que viverão com Deus para sempre no céu. (Apocalipse 3:5)
Lograr = Desfrutar, fruir, gozar, obter, possuir. Gênesis 32:5 – Levítico 25:49 – Juízes 1:27
Longanimidade = Qualidade de longânime (o). Provérbios 25:15 – Jeremias 15:15
Longânimo = Que tem grandeza de ânimo, benigno, complacente, indulgente. Êxodo 34:6 – Números 14:18
Longevidade = Longa duração de vida. Deuteronômio 30:20 – 1 Reis 3:11 – 2 Crônicas 1:11
Longínquo = Que vem de longe. Afastado, distante, remoto. Salmos 65:5 – Isaías 8:9
Louvor = Aplauso;aprovação;palavra ou gesto para declarar a dignidade de algo ou de alguém. É a parte essencial do culto a Deus. (Salmo 111:10)
Lume = Fogo, fogueira. 2 Reis 4:38 – Ezequiel 24:3 – Romanos 3:5
Lunático = Atoleimado, caprichoso, excêntrico. Mateus 4:24 – Mateus 17:15
Luto = Sentimento de pesar ou tristeza pela morte de alguém. Gênesis 27:41 – Deuteronômio 26:14
Luxúria = Corrupção de costumes, lascívia, sensualidade. Jeremias 13:27 – Ezequiel 23:21
Maaca = Um pequeno reino, nas faldas do Hermom, próximo de Basã, que coube a Manassés. Deuteronômio 3:14
Mácula = Deslustre, desonra, infâmia, labéu. Jó 11:15 – Jeremias 2:22
Malfeitor = Que, ou o que comete atos condenáveis; criminoso, facínora. Jó 8:20 – Salmos 22:16
Malhado = Que tem malhas ou manchas. Gênesis 30:32 – Gênesis 31:12
Malva = Nome comum a várias plantas da família das Malváceas. Jó 30:4
Mamom = Palavra aramaica para “saúde” ou “riqueza”. Jesus a empregou em seu ensino sobre o dinheiro. (Lucas 16:13)
Maná = Alimento que Deus providenciou para os israelitas durante o êxodo. (Êxodo 16:31-32)
Manjar = Iguaria delicada e apetitosa. Gênesis 40:17 – Êxodo 29:41
Mansidão = É a calma, a tranqüilidade e o equilíbrio emocional. Sofonias 2:3 – 1 Coríntios 4:21
Maranata = Palavra aramaica para “Venha, nosso Senhor!”. (I Coríntios 16:12)
Matusalém = Filho de Enoque, e pai de Lameque. Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21)
Mediador = Que, ou o que intervém; medianeiro. Isaías 42:6 – Gálatas 3:19
Messias = Palavra hebraica que significa “ungido”. Refere-se ao Salvador que os profetas do Antigo Testamento predisseram que nasceria de uma virgem em Belém. A forma grega é “Cristo”. (João 1:41)
Milagre = Fato que se atribui a uma causa sobrenatural. Êxodo 4:21 – Deuteronômio 4:34
Minguar = Tornar-se menor; decrescer, diminuir. Gênesis 8:3 – Isaías 60:20
Mirra = A mirra é um arbusto que cresce nas regiões desérticas, especialmente em África e no Médio Oriente. Da sua resina, se fazia um perfume muito agradável e um remédio que, misturado com vinho, servia como calmante. (Mateus 2:11)
Mister = Necessário. 1 Crônicas 9:33 – Esdras 6:9
Mitra = Cobertura para a cabeça, entre diversos povos da Ásia. Êxodo 28:4 – Levítico 16:4
Mó = Pedra arrendoda grande que fica no moinho. Jó 41:24 -Isaías 47:2
Moabita = Proveniente de Moabe, um território próximo a Jericó. Gênesis 19:37
Mocidade = Estado ou idade de moço; juventude. Gênesis 8:21
Mofar = Zombar. 2 Crônicas 36:16
Moído = Cansado, fatigado. Isaías 53:5 -Jó 34:25
Moinho = Engenho ou máquina de moer grãos, ou de triturar determinadas substâncias. Números 11:8
Montanha = Monte elevado e de base extensa. Gênesis 8:4
Mostarda = Semente da mostardeira. Mateus 13:31
Mosto = Sumo das uvas antes de terminar a fermentação. Números 18:12
Motejo = Dito picante, gracejo, zombaria. Deuteronômio 28:37
Mula = Fêmea do mulo, híbrido resultante do cruzamento de cavalo com asna ou de asno com égua. 1 Reis 1:38 – 1 Reis 1:44
Multiforme = Que tem muitas formas ou aspectos; polimorfo. Jó 11:6
Multiplicar = Repetir (um número) tantas vezes quantas são as unidades de (outro). Gênesis 17:2
Murta = Planta ornamental da família das Mirtáceas ( Myrtus communis), cultivada principalmente nos países europeus, para confecções de grinaldas de noivas. Isaías 41:19
Mútuo = Que se faz reciprocamente entre duas ou mais pessoas; recíproco. Romanos 1:27
Nação = Conjunto dos indivíduos que habitam o mesmo território, falam a mesma língua, têm os mesmos costumes e obedecem à mesma lei, geralmente da mesma raça. Gênesis 10:5
Nádega = Nome dado às porções carnudas e globulosas que formam a parte superior e traseira das coxas. 2 Samuel 10:4 – Isaías 20:4
Narciso = Família das Amarilidáceas, que têm folhas eretas lineares e vistosas flores amarelas, brancas ou bicolores, com grande coroa em forma de cálice. Isaías 35:1
Nascença = Ato de nascer. Origem. Mateus 19:12
Nascente = Que nasce. Que começa a aparecer. Gênesis 26:19
Naufragar = Ir ao fundo (o navio); soçobrar. vint .Sofrer naufrágio (os tripulantes). 1 Timóteo 1:19
Nazireu = Israelita, homem ou mulher, que fazia voto de se dedicar ao serviço de Deus por algum tempo ou por toda a vida. O Nazireu não podia beber vinho ou cortar o cabelo. Sansão é o mais famoso deles. (Números 6:1-21)
Necromante = Que, ou pessoa que pratica a necromancia. Levítico 19:31
Nédios = Que tem a pele lustrosa, por efeito de gordura. Jeremias 5:28
Negligenciar = Tratar com negligência; não dar atenção; descurar, desleixar. Hebreus 2:3
Negociar = Fazer negócio; comerciar. Gênesis 42:34
Negrume = Negro, escuro. As trevas. Sofonias 1:15
Neófito = O que está para receber ou acabou de receber o batismo. 1 Timóteo 3:6
Nervo = Filamento de comunicação do cérebro e da medula espinal com a periferia do corpo e destinado a transmitir sensações e incitações motoras. Gênesis 32:32
Nesciamente = Que é ignorante. 1 Samuel 13:13
Néscio = Que não sabe; ignaro, ignorante. Provérbios 1:22
Névoa = Vapor aquoso e denso, que sobe para a atmosfera. Isaías 44:22 – Atos 13:11 – 2 Pedro 2:17
Nichos = Cavidade ou vão em parede ou muro para colocar estátua, imagem ou qualquer objeto ornamental. Atos 19:24
Nilo = Rio do Egito. Gênesis 41:1 – Gênesis 41:17
Ninhada = Os ovos ou as avezinhas existentes em um ninho. Deuteronômio 32:11
Ninivitas = os habitantes de Nínive. Jonas 3:5 – Lucas 11:30
Nivelado = Colocar no mesmo nível. Isaías 40:4
Nocivo = Que causa dano. Levítico 26:6
Nódoas = Manchas. 2 Pedro 2:13
Nomeado = Designado pelo nome. 2 Crônicas 31:13
Nominalmente = Que se refere a nome. Números 1:2
Norma = Preceito, regra, teor. Jó 24:12 – Romanos 2:15 – 2 Timóteo 2:5
Notável = Digno de apreço ou de louvor. Daniel 8:5 – Atos 9:36
Notificar = Dar conhecimento de; comunicar, noticiar, participar. Números 23:3 – Deuteronômio 5:5
Notório = Sabido de todos ou de muitos; público. Êxodo 21:36
Noutro = Combinação dapreposição em com o pronome indefinido outro. Êxodo 25:12
Nova Jerusalém = Cidade que Deus criará como parte dos novos céus e da nova terra. (Apocalipse 21:2)
Novilha = Vaca nova; bezerra. Gênesis 15:9
Núpcias = Casamento e respectivos festejos. Romanos 7:3
Nutrir-se = Alimentar(-se), sustentar(-se): Nutrir o corpo. Nutrir-se de vegetais. Ezequiel 16:13
Objetar = Fazer objeção; opor-se a. João 8:13 – João 11:37
Oblação = Oferenda à divindade ou aos santos. Isaías 66:3 – Ezequiel 40:43
Obreia = Folha de massa de que se fez a hóstia grande e as partículas para a comunhão. Êxodo 29:2 – Levítico 2:4
Obsequial = Que envolve obséquio ou tem a natureza dele. Serviçal. Amável, benévolo. Oséias 2:15 – Oséias 2:22
Obstinado = Firme, pertinaz, teimoso. Êxodo 7:14 – Deuteronômio 2:30
Odre = Vasilha feita com o coro de animal. Servia para guardar ou transportar líquidos. (Mateus 9:17)
Ofegar = Respirar com dificuldade ou com ruído por causa de fadiga; arquejar. Isaías 42:14
Oferta = Ação de oferecer; oferecimento. Gênesis 4:3 – Êxodo 35:5
Ofício = Cargo ou emprego. Êxodo 28:3 – 1 Crônicas 9:26
Oliveira = Árvore que serve de tipo às Oleáceas e cujo fruto é a azeitona . Gênesis 8:11 – Êxodo 27:20
Ombreira = Parte do vestuário correspondente aos ombros. Ato de erguer os ombros, em sinal de pouco caso ou de dúvida. Cada uma das peças verticais das portas e janelas que sustentam as padieiras. Êxodo 12:7 – Juízes 16:3 – 1 Reis 6:31
Omoplata = Osso largo e triangular situado na parte posterior do ombro. Jó 31:22
Onipotência = Poder sem limite de Deus. (Salmo 24:8)
Onipresença = Capacidade de Deus de estar em todo lugar. (Provérbios 15:3)
Onisciência = Conhecimento de Deus sobre todas as coisas. (Mateus 6:8, Salmo 139:17)
Operosidade = Qualidade de operoso; atividade, laboriosidade, produtividade. 1 Tessalonicenses 1:3
Opulento = Abundante, copioso, rico. Salmos 22:29
Oráculo = Resposta dada por uma divindade a quem a consultava. Ezequiel 21:21 – 1 Pedro 4:11
Ordenança = Ordem, lei, prescrição. Êxodo 12:43 – Jó 38:33
Orfanado = De Órfãos (Que perdeu os pais ou um deles) 1 Tessalonicenses 2:17
Orgia = Desordem, tumulto. Jeremias 3:23 – Lucas 21:34
Oriundo = Originário; procedente, proveniente, natural. 1 Reis 16:24 – Salmos 119:88
Ornamento = Tudo o que serve para ornar ou abrilhantar. Números 31:50 – Juízes 8:21
Orvalho = Pequeninas gotas que, por condensação do vapor de água ambiente, se depositam à superfície dos objetos e da vegetação, geralmente à noite ou de madrugada. Gênesis 27:28
Oscilar = Mover-se alternadamente de um para outro lado. Amós 2:13
Ósculo = Beijo, modo de cumprimentar muito comum entre muitos povos do oriente próximo. (Romanos 16:16)
Ostentar = Fazer ostentação; mostrar-se com alarde e vanglória. Gálatas 6:12
Ourives = Fabricante ou vendedor de artefatos de ouro. Juízes 17:4 – Neemias 3:8
Outeiro = Monte pouco elevado; colina. Êxodo 17:9 – Números 23:9 – Deuteronômio 33:15
Outorga = Autorização, concessão, permissão. Romanos 5:5 – 2 Coríntios 5:5
Paciência = Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. Jó 36:2
Padã-Arã = Região em torno de Arã na alta Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Habur. Abrão viveu em Padã-Arã antes de se mudar para Canaã. (Gênesis 28:5-7)
Padejar = Atirar (o pão ou grão) ao ar com a pá a fim de o limpar na eira. Isaías 41:16
Pairar = Sustentar-se (uma ave) noar, de asas abertas e aparentemente sem agitá-las. Juízes 9:9
Paixão = Mais comumente paixão designa amor, atração de um sexo pelo outro. Ezequiel 23:11
Palha = Cobertura da espiga ou remanescentes da cultura das gramíneas (arroz, milho etc.). Êxodo 5:7
Palhoça = Casa coberta de palha; palhota, palhote. Gênesis 33:17
Palmo = Extensão da ponta do polegar à ponta do mínimo, estando a mão bem aberta. Êxodo 28:16
Palpitar = Ter palpitações; bater, pulsar. Gênesis 45:26
Palrador = Que, ou aquele que palra; tagarela. Tito 1:10
Pândega = Vadiagem alegre e ruidosa. Amós 6:7
Pano de saco = Tecido grosso feito geralmente de pêlo de cabra usado como saco. As pessoas também o vestiam como forma de demonstrar aflição, tristeza ou arrependimento. (Gênesis 37:4)
Pão asmo = Pão feito sem fermento que era comido durante a Páscoa e outras festas. O fermento era símbolo do pecado. (Êxodo 12:17-20, I Coríntios 5:7,8)
Papiro = Junco. Isaías 18:2 – Jó 8:11
Parábola = Narração alegórica que contém algum preceito moral. Salmos 78:2
Paramentado = Revestido com paramentos. Adornado, engalanado, enfeitado. Esdras 3:10
Parapeito = Parede ou resguardo que se eleva à altura do peito ou pouco menos, à borda de terraços, pontes, galerias, janelas etc Deuteronômio 22:8
Parcialidade = Qualidade de parcial. 2 Crônicas 19:7
Pardal = Pequeno pássaro conirrostro da família dos Ploceídeos. Salmos 84:3
Parente = Que pertence à mesma família. Gênesis 13:8
Parentela = Casta, família, raça. Gênesis 12:1
Parola = Palanfrório, palavras ocas Jó 11:3
Parteira = Mulher, formada ou não, que assiste partos. Gênesis 35:17
Parto = Ato ou efeito de parir. Gênesis 35:17
Páscoa = É a festa instituída em lembrança da morte dos primogênitos do Egito (Êxodo 12:1-20)
Pasmar = Causar pasmo ou admiração. Juízes 20:41
Passadiço = Passageiro, transitório. 2 Reis 16:18
Pateaste = Reprovar. Ezequiel 25:6
Patente = Aberto, acessível, franco. Hebreus 4:13
Pátio = Recinto térreo ou calçado, murado e descoberto no interior de uma casa ou anexo a ela. Êxodo 8:13
Patriarca = Chefe de família entre os antigos, particularmente do povo judaico até a época dos juízes. João 7:22
Paveses = Escudo grande. 1 Reis 10:16
Pavilhão = Habitação portátil; pequena edificação geralmente de madeira e de construção rápida e ligeira. 2 Samuel 22:12
Pavimento = Revestimento do chão com cimento, pedras, mosaicos, asfalto etc., para trânsito de pedestres ou de veículos. Gênesis 6:16
Peçonha = Veneno. Malícia. Maldade, perversidade. Deuteronômio 32:24
Peitoral = Peça de estofo, guarnecido de pedras preciosas, que os faraós e o sumo-sacerdote dos judeus usavam sobre o peito. Êxodo 35:9
Pejadas = -se da, ou a mulher ou qualquer fêmea animal que se tornou prenhe. Salmos 144:14
Pejo = Pudor, acanhamento, vergonha. Samuel 6:20
Pelejar = Luta pela vida, ou por algo; esforço. Números 10:9
Pelonita = Helez, indivíduo da tribo de Efraim e um dos valentes de Davi, era chamado pelonita . 1 Crônicas 27:10
Pendão = Bandeira, estandarte. Salmos 20:5
Pendente = Jóia que se traz ao pescoço, suspensa de uma corrente Gênesis 24:22
Penhor = Contrato acessório pelo qual o devedor, ou terceiro, entrega ao credor ou a quem o represente uma coisa móvel, que é por ele retida com o fim de assegurar, preferencialmente, o cumprimento da obrigação. Gênesis 38:17
Penhorar = Afiançar, garantir. Deuteronômio 24:6
Pepinal = Plantação de pepinos. Isaías 1:8 – Jeremias 10:5
Perdiz = Ave de caça, cujas espécies, na Europa, pertencem ao gênero Pérdix da ordem dos Galiformes. 1 Samuel 26:20
Perdurar = Durar muito, continuar a existir. 2 Reis 9:22
Peregrino = Que, ou aquele que sai ou anda em peregrinação. Gênesis 32:4
Perene = Que não tem fim; eterno, perpétuo. Amós 5:24 – Atos 24:2
Perez = Filho de Judá e de Tamar. Números 26:20
Pérfido = Desleal, infiel, traidor. Provérbios 11:3
Pergaminho = Pele de carneiro, ovelha ou cordeiro, preparada com alume, para nela se escreverem coisas que se quer conservar por muito tempo. Antigo códice escrito sobre esse material. Isaías 34:4
Perjurar = Jurar falso. Oséias 4:2
Permear = Fazer passar pelo meio; entremear. Êxodo 39:3
Perniciosa = Nome de um tipo de febre palustre, muito grave, delirosa e às vezes mortal. Jó 6:30
Perseguição = Ato ou efeito de perseguir; persecução. 1 Samuel 30:10
Perseverante = Que persevera; constante, firme, pertinaz. Romanos 12:12
Perspicaz = Que tem agudeza e penetração de vista. Êxodo 23:8
Pesca = Ação ou arte de pescar. Habacuque 1:15
Petrecho = Instrumentos, munições e utensílios de guerra. Zacarias 11:15
Piedade = Compaixão pelos sofrimentos alheios; pena, dó. Deuteronômio 19:21
Pilado = Que se pilou; esmagado com o pilão. 2 Samuel 17:19
Pilar = Simples coluna que sustenta uma construção. 1 Samuel 1:9
Pilhar = Agarrar, pegar, deitar mãos . Gênesis 34:29
Piolho = Inseto ectoparasita, sugador de sangue de vertebrados. Êxodo 8:16
Pistácia = Gênero ( Pistacia) de arbustos e árvores anacardiáceas do Sul da Europa e da Ásia Menor, com frutos secos ou polposos e sementes oleosas. Gênesis 43:11
Plasmar = Formar-se, modelar-se, organizar-se Jó 10:8
Plátano = Gênero ( Platanus) de árvores típico da família das Platanáceas que compreende os olmos, nativos nas regiões temperadas; têm casca escamosa lustrosa, às vezes decídua, grandes folhas palmadamente lobadas e pequenas flores monóicas em capítulos globosos. Gênesis 30:37 – Ezequiel 31:8
Plebe = Classe de condição mais baixa da sociedade; povo, massa, populacho, ralé. Provérbios 22:29
Pleitear = Defender, sustentar em discussão. 1 Samuel 12:7
Plenitude = Estado ou qualidade do que é pleno, cheio ou completo. Números 18:27
Pondera = Pesar no espírito; apreciar maduramente, examinar com atenção. Provérbios 5:6
Porfia = Contenda de palavras; discussão. 2 Coríntios 12:20
Portentosa = Coisa rara; maravilha. Salmos 106:21
Presságio = Pressentimento, previsão, prognóstico, vaticínio. 1 Reis 20:33
Presunção = Inferência ou opinião baseada na probabilidade; suposição. 1 Samuel 17:28
Preterida = Deixar de parte; desprezar; omitir. Gênesis 29:33
Pretório = Residência ou tribunal do pretor. Mateus 27:27
Prevalecer = Ter primazia; predominar, superar, vencer. Gênesis 7:20
Prevaricar = Faltar a, deixar de cumprir. Números 31:16
Primazia = Primeiro lugar; prioridade. João 1:30
Primíra = Diz-se da fêmea que teve ou vai ter o primeiro parto. Jeremias 4:31
Primitivo = Que foi o primeiro a existir; que não foi derivado; original, inicial, primevo, primordial. 2 Crônicas 3:3
Principado = Dignidade de príncipe ou princesa. Gênesis 36:30
Procela = Tempestade marítima; borrasca, tempestade. Salmos 55:8
Prodígio = Fenômeno extraordinário ou inexplicável que causa admiração; maravilha; milagre. Êxodo 3:20
Profano = Não pertencente à religião, contrário ao respeito devido a coisas sagradas. Levítico 10:10
Profere = Pronunciar, dizer. Gênesis 49:21
Progenitor = Aquele que gera antes do pai; avô, ascendente. Mateus 10:21
Prole = Descendência, geração, progênie. Rute 4:12
Promulgar = Fazer promulgação de; declarar (o poder executivo de uma nação) a autenticidade de uma lei, ordenando e providenciando para que ela seja cumprida. Isaías 42:1
Propiciação = Propiciação é alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor. Êxodo 32:30
Propiciatório = Topo da Arca da Aliança; lugar da expiação. Era aí que o sumo-sacerdote aspegia o sangue no Dia da Expiação. O propiciatório era feito de ouro puro. (Hebreus 9:5)
Proporcionar = Fazer que haja proporção entre duas ou mais coisas; acomodar, adaptar, harmonizar. Jó 7:3
Prosélito = Pagão que se converteu à religião de Israel. Mateus 23:15
Prostituta = Mulher prostituída; mulher que se entrega à prostituição; meretriz, rameira. Gênesis 34:31
Prostrar = Fazer cair; lançar por terra; derribar. Gênesis 33:6
Provérbio = Máxima breve e popular; adágio, anexim, ditado, rifão, sentença moral. Deuteronômio 28:37
Provisão = Abastecimento de coisas necessárias ou proveitosas. Gênesis 45:21
Prudência = Virtude que nos faz prever e evitar as faltas e os perigos e que nos leva a conhecer e praticar o que nos convém. 1 Samuel 25:33
Pudor = Sentimento de pejo ou vergonha, produzido por atos ou coisas que firam a decência, a honestidade ou a modéstia. Sofonias 2:1
Pulga = Pequeno inseto áptero que se locomove aos saltos e se nutre sugando sangue do homem e de outros mamíferos. 1 Samuel 24:14
Pureza = Qualidade de puro. Estado do que não está turvo ou sujo; limpidez. 2 Samuel 22:21
Purificar = Tornar puro. Êxodo 29:36
Púrpura = Corante vermelho-escuro que se extrai da cochonilha e que antigamente se extraía de um molusco gastrópode. Cor vermelha Êxodo 35:6
Pústula = Indivíduo infame, de mau caráter. Levítico 13:6
Querubim = Ser espiritual semelhante a anjo, que representa a presença, a grandeza e a majestade de Deus. O topo da Arca da Aliança era adornado com um par de estátuas de querubins. (Êxodo 25:18-22, Gênesis 3:23-24).
Rabi = Rabino dentro do Judaísmo significa ” professor , mestre ” ou literalmente “grande”.A palavra “Rabbi” (“Meu Mestre”) deriva da raiz hebraica Rav , que no hebraico bíblico significa “grande” ou “distinto (em conhecimento). (João 3:2).
Rabiscam = Risco tortuoso feito com pena ou lápis; garatuja. Jó 24:6
Racional = Que tem a faculdade de raciocinar. Conforme à razão; razoável, lógico Romanos 12:1
Rapinar = Ato ou efeito de rapinar. Roubo feito com violência. Gênesis 15:11
Raposa = Nome comum de vários mamíferos, da família dos Canídeos, que ocorrem na Europa, mais particularmente da espécie Vulpes vulpes; distinguem-se do cão ordinário pela cauda felpuda, focinho curto e pontudo. Juízes 15:4
Ratificar = Comprovar, confirmar, corroborar, consolidar. Gálatas 3:15
Rebate = Acometimento repentino, assalto, ataque, incursão. Números 10:5
Rebuscar = Indagar, pesquisar minuciosamente; procurar com o máximo cuidado; respigar. Levítico 19:10
Recalcitar = Não ceder; não obedecer; resistir obstinadamente. Atos 26:14
Recato = Resguardo, cautela, precaução. 1 Samuel 20:30
Rechaçar = Rebater, repelir Deuteronômio 33:17
Reconciliação = Ato ou efeito de reconciliar ou reconciliar-se. Restabelecimento de relações. Atos 12:20
Recôndito = Desconhecido, ignorado, indecifrável, secreto. Salmos 27:5
Rédea = Corda ou correia, cujas extremidades, presas às cambas do freio de uma cavalgadura, servem para guiá-la; brida. 2 Samuel 8:1
Redenção = Doutrina cristã segunda a qual Jesus Cristo pagou o preço para que o seu povo fosse livre. (Hebreus 9:12)
Redenho = Gordura pegada aos intestinos dos animais. Êxodo 29:13
Redentor = Que redime ou resgata, salva. Salmos 78:35
Redimir = Isentar, livrar. Lucas 24:21
Redundar = Sobejar, sobrar, superabundar. Filipenses 1:19
Reentrância = Qualidade de reentrante (que forma reentrância; que forma ângulo ou curva para dentro.) 1 Reis 6:6
Refeição = Ato ou efeito de refazer ou de restaurar as forças. Porção de alimentos que se tomam de cada vez a certas horas do dia, como o café da manhã, o almoço, o jantar, a ceia. Gênesis 43:31
Refulgir = Brilhar muito; luzir intensamente; resplandecer. Gênesis 3:24
Regaço = Dobra ou saco da saia ou roupa comprida, entre a cintura e os joelhos, quando a pessoa está sentada. Rute 4:16
Regalada = Regozijada. Provérbios 19:10
Regeneração = Faculdade que têm os seres vivos de reproduzirem as partes que lhes foram tiradas ou separadas. Mateus 19:28
Regozijar = Encher de regozijo a; alegrar muito. Neemias 8:12
Reino de Deus = O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro. (Romanos 14:17) Vida com Deus no Céu. (II Timóteo 4:18)
Reiterar = Fazer de novo; renovar, repetir. Provérbios 26:11
Relevo = Distinção, evidência, realce. Romanos 3:7
Relha = Parte do arado ou charrua que entra na terra; lâmina de arado. 1 Samuel 13:20
Relva = Camada de erva rasteira e fina, em geral gramíneas, que se desenvolve pelos campos. Gênesis 1:11
Remanescente = Que remanesce; que sobra. Isaías 49:6
Remido = Libertado do cativeiro; resgatado, quitado, desobrigado; perdoado. Salmos 107:2
Remissa = Negligente; tardo Provérbios 10:4
Remissão = Indulgência, misericórdia. Deuteronômio 15:1
Remonte = Ação de remontar. Lugar elevado. Lugar afastado, longínquo, remoto. Jó 20:6
Render = Fazer ceder ou capitular; obrigar a que se entregue; submeter, sujeitar, vencer. Jó 11:20
Renovo = Ramo novo que brota da planta cortada ou podada; gomo, rebento, vergôntea. Jó 8:16
Repelir = Fazer retroceder; impelir para longe; rechaçar. 2 Samuel 5:6
Replicar = Responder às objeções ou críticas de; contestar, impugnar, objetar. Juízes 15:12
Reposteiro = Oficial do paço que tinha a obrigação de guardar as alfaias, pratas, roupas etc. do reposte. Êxodo 35:12
Cortinas pendentes das partes internas das casas.Êxodo 35:17 – as cortinas do átrio, e as suas colunas, e as suas bases, e o reposteiro da porta do átrio;
Repreensível = Que merece repreensão; censurável. Gálatas 2:11
Réprobo = Banido da sociedade; detestado, odiado. Salmos 15:4
Repúdio = Ação ou efeito de repudiar; abandono, desdém, desprezo, rejeição. Malaquias 2:16
Reputado = Que se reputa. Avaliado, considerado. Números 23:9
Requerer = Pedir, solicitar. Gênesis 9:5
Requestar = Procurar o amor e as boas graças de. Jeremias 31:22
Resfolgar = Tomar fôlego; respirar. Êxodo 15:8
Resgate = Pagamento de uma dívida. Quitação. Libertação. Êxodo 21:8
Resoluto = Afoito, corajoso, decidido, desembaraçado, valente. 1 Crônicas 12:33
Ressentido = Ofendido. Atos 4:2
Restolho = Parte inferior da cana do trigo e outras gramíneas, que ficou enraizada depois da ceifa. Êxodo 5:12
Restrição = Limitação ou condição restritiva. Gênesis 11:6
Retaguarda = Deixar que os outros passem para diante; ficar para trás. Gênesis 49:19
Retinir = Emitir um som intenso, agudo e prolongado; tinir muito. ]Jeremias 19:3
Retorquir = Objetar, replicar, retrucar. Jó 32:14
Retroceder = Andar para trás; recuar, retrogradar. 1 Reis 18:37
Retumbante = Que retumba; que ressoa; que ribomba. Salmos 150:5
Revelação = Manifestação, prova, testemunho. 2 Samuel 7:27
Reveses = Aspecto desfavorável com que alguma coisa pode apresentar-se. Salmos 60:3
Revestimento = Aquilo que reveste ou serve para revestir. Êxodo 38:19
Rutura = Ação ou feito de romper. Mateus 9:16
Sabactani = Parte do grito de angústia dado por Jesus na cruz, tirada do Salmo 22:1. A palavra tanto pode ser hebraica quanto aramaica, mas seu significado é desconhecido. (Marcos 15:34)
Sabedoria = Qualidade de sabedor; erudição. Grande soma de conhecimentos. Êxodo 36:2
Sacerdote = Pessoa que serve como mediador entre Deus e os outros. Em Israel, os sacerdotes trabalhavam junto com os levitas, administravam os sacrifícios e supervisionavam as festas, e tinham que ser descendentes de Aarão. (Êxodo 3:1) Salvação – Perdão dos pecados; dom de Deus da vida eterna. (Romanos 6:22-23, 10:8-10)
Sacrifício = Ato de abnegação, inspirado por um veemente sentimento de amizade ou de amor. Gênesis 31:54
Sacrilego = Que pertence ou diz respeito a sacrilégio. Atos 19:37
Salmos 59:6 = Dar uivos (o cão, o lobo e outros animais). Produzir som semelhante ao uivo. Salmos 59:6
Salpicado = Manchado com salpicos ou pingos; salpintado. Entremeado. Gênesis 30:32
Salutar = Favorável à preservação ou restauração da saúde; que promove a saúde. Que faz bem ao espírito e ao coração. Edificante. Provérbios 15:31
Samaritano = Pessoa nascida em Samaria, região que ficava entre a Judéia e a Galiléia. Os judeus e os samaritanos não se davam por causa de diferenças de religião, raça e costumes. (João 4:9)
Sândalo = Nome comum a várias árvores santaláceas, de madeira muito cheirosa. Números 24:6
Sanguessuga = Pessoa que explora outra a pouco e pouco; parasita. Provérbios 30:15
Santidade = É o atributo essencial de Deus. Êxodo 15:11
Santo dos Santos = Pequeno lugar atrás do véu do tabernáculo (e do templo), onde a presença de Deus permanecia; lugar onde somente o sumo-sacerdote podia entrar e onde era guardada a Arca da Aliança. (Levítico 16:1-34, II Crônicas 3:8-14)
Sarar = Curar. Levítico 13:18
Sarça = Matagal, moita. Êxodo 3:2
Sarmento = Rebento ou renovo da videira e outras plantas. Salmos 80:10
Sátiro = Indivíduo libidinoso, devasso e cínico. Isaías 13:21
Saturada = Farto, cheio, repleto: Saturado. Salmos 123:4
Saudação = Ato ou efeito de saudar. Cumprimentos. Lucas 1:29
Sazonado = Diz-se do fruto bem maduro. Que tem bom sabor e está pronto para ser colhido. Apocalipse 18:14
Segar = Ceifar, cortar. Levítico 19:9
Seita = Qualquer escola filosófica, cujas doutrinas ou métodos divergiam dos seguidos geralmente. Atos 5:17
Seixo = Pedra branca e dura, de variados tamanhos; calhau, rebo. Salmos 114:8
Sensato = Que tem bom senso; ajuizado, avisado, discreto, prudente. Jó 34:10
Sensualidade = Lubricidade, volúpia. Oséias 4:10
Sentença = Maneira de ver; opinião, parecer, voto. Deuteronômio 17:9
Sequidão = Secura. Salmos 32:4
Sequioso = Que tem sede; sedento. Isaías 29:8
Serafim = Ser com seis asas, que representa a presença, grandeza e majestade de Deus. (Isaias 6:1-7)
Serôdia = Diz-se do fruto que vem ou amadurece nos fins da estação própria ou depois dela. Provérbios 16:15
Serpente = Cobra. Gênesis 3:1
Servo = Pessoa de serviço; escravo ou que está a serviço de alguém para ajudar. Gênesis 19:2 Gênesis 19:2
Siclo = Unidade de peso de diversos povos. Gênesis 20:16
Sidônio = O natural ou habitante de Sidon, cidade da Fenícia. Deuteronômio 3:9
Simulacro = Imagem feita à semelhança de uma pessoa ou coisa. Salmos 106:20
Sinagoga = Casa de oração dos judeus; surgiram durante o exílio na Babilônia, entre os judeus que amavam a Deus, mas não podiam adorar no templo em Jerusalém. (Mateus 13:54)
Sinete = Utensílio com que se faz essa selagem; carimbo, chancela. Êxodo 28:11
Sitiar = Cercar, com um fim qualquer. Deuteronômio 20:12
Sobejar = Exceder os limites do necessário ou preciso; ser em demasia, ser mais do que o necessário em quantidade; sobrar; superabundar. Êxodo 26:13
Soberba = Altivez, arrogância, sobrançaria. Levítico 26:19
Sobreexcelente = Muito excelente; magnífico. 2 Coríntios 3:10
Solene = Que infunde respeito; grave, majestoso. Êxodo 35:2
Solenidade = Qualidade de solene. Formalidades que acompanham certos atos, para os tornar autênticos ou válidos. Êxodo 12:14
Solicitude = Qualidade de solícito. Afã de concluir ou de conseguir alguma coisa. 2 Coríntios 7:12
Somenos = De menor valor que outro; inferior. Ordinário. Números 16:9
Subjugar = Conter-se, refrear-se, reprimir-se. Deuteronômio 9:3
Sublimidade = Qualidade de sublime. Elevação, grandeza, magnificência. Filipenses 3:8
Submergir = Cobrir de água; inundar. Jó 9:31
Suborno = Corrupção da consciência alheia, por meio de dinheiro, honrarias ou coisas equivalentes. Êxodo 23:8
Subsistência = Permanência, continuação, estabilidade das coisas. Sustento, manutenção da vida. 2 Reis 25:30
Subverter = Revolver de baixo para cima; arruinar, derribar, desordenar, perturbar, transtornar. Gênesis 19:21
Sujeitar = Tornar sujeito e dependente (o que era livre e independente); dominar, subjugar. Gênesis 15:14
Sumo-sacerdote = O mais alto cargo no sacerdócio em Israel, tinha como tarefa representar Israel no Dia da Expiação e interpretar o Urim e o Tumim. (Levítico 16:32, Mateus 26:57)
Suscitar = Fazer aparecer; produzir. Deuteronômio 18:15
Sustar = Interromper (ação ou serviço). Amós 1:3
Sutileza = Delicado, fino. Colossenses 2:8
Tabernáculo = Lugar portátil de adoração dos israelitas durante o Êxodo; tinha formato de tenda e era feito de material leve para ser facilmente transportado. Mais tarde, foi substituído pelo templo. (Êxodo 261-37)
Talento = Agudeza de espírito, disposição natural ou qualidade superior. Êxodo 25:39
Talões = Parte da ferradura do cavalo. Gênesis 49:17
Tangedor = Que tange. Aquele que tange ou toca qualquer instrumento. 2 Reis 3:15
Tatalar = Ruído como o do ar agitado por asas ao soltarem o vôo. Ezequiel 1:24
Temerário = Que se arroja aos perigos, sem pensar nas conseqüências que daí possam advir; imprudente. Deuteronômio 1:41
Templo = Templo construído por Salomão; o mais conhecido templo na bíblia, uma grande edificação de pedra e madeira constrída em Jerusalém ao longo de um período de sete anos. (I Reis 6)
Tenaz = Constante, firme, porfiado, vigoroso. 2 Crônicas 4:21
Tenda = Tipo de habitação desmontável Gênesis 4:20
Tenebroso = Cheio ou coberto de trevas. Muito escuro e denso; caliginoso. Salmos 35:6
Tenro = Que facilmente se pode cortar ou mastigar; mole. Jovem, inocente. Gênesis 18:7
Tentação = Impulso íntimo dirigido para o pecado, originado dos instintos inferiores ou da malignidade do tentador. Mateus 6:13
Terebinto = Pequena árvore européia ( Pistacia terebinthus), sempre verde, que produz resina semelhante à terebintina. Isaías 6:13
Termo = Disposição, modo, maneira. Gênesis 22:20
Testador = Diz-se do indivíduo que testa ou faz testamento. Hebreus 9:16
Tirano = Soberano que abusa de seu poder para submeter o povo a um domínio arbitrário; déspota. Jó 6:23
Torá = Palavra hebraica para “lei”, geralmente usada no Antigo Testamento, como Lei de Deus.
Torpe = Que entorpece. Acompanhado de entorpecimento.Que não tem movimentos livres. Falto de habilidade e destreza. Acanhado, embaraçado. Levítico 20:17 – Ezequiel 22:11
Traça = Nome vulgar de insetos que corroem lã, tapetes, estofos, livros, papéis, sementes etc Jó 4:19
Trajado = Vestido. Zacarias 3:3
Traje = Vestuário habitual. 1 Reis 10:5
Trancada = Fechada. Juízes 3:24
Tranqueira = Cerca de madeira para fortificar e defender qualquer posição militar; estacada ou paliçada. 2 Reis 19:32
Transbordar = Sair fora das bordas de; extravasar-se. Salmos 78:20
Transcrever = Reproduzir copiando textualmente; trasladar. Provérbios 25:1
Transeunte = Que passa, que não é permanente; transitório. Jó 28:4 – Isaías 51:23
Transferir = Fazer passar ou passar-se de um lugar para outro; mudar(-se), transportar(-se). 1 Crônicas 12:23
Transfigurado = Alterado, demudado, transformado. Mateus 17:2 – Marcos 9:2
Transgressão = Burlar uma regra. Contrariar preceitos Gênesis 31:36
Transitório = Que tem pequena duração ou permanência; breve, passageiro, efêmero. Hebreus 11:25
Transtornar = Contrariedade, contratempo, decepção. Isaías 13:19
Trasfegar = Ação ou efeito de trasfegar; trasfega, trasfegadura. Fazer passar (um líquido) de uma vasilha para outra, limpando-o do sedimento; transfundir, transvasar. Jeremias 48:12
Traslado = Modelo, exemplo, lição. Diretório, regimento. Deuteronômio 17:18 – Ester 3:14
Traspassar = Passar para além; transpor. Adiar, demorar, retardar, transferir. Números 22:18 – 2 Reis 18:21
Tretarca = Governador de uma tetrarquia. Mateus 14:1
Trevas = Privação ou ausência de luz; escuridão completa. Gênesis 1:2 – Êxodo 10:21
Tribo = Cada um dos agrupamentos em que estavam divididos alguns povos da Antiguidade. Gênesis 49:16 – Êxodo 35:34
Tribuna = Varanda ou palanque de onde se assiste a certas cerimônias religiosas ou assembléias em salões. 2 Crônicas 6:13
Tribunal = Casa das audiências judiciais, onde se julgam e decidem as questões forenses e as do contencioso administrativo. Jó 23:3 – Daniel 7:10
Tributo = Imposto de caráter geral e obrigatório que o poder público exige, direta ou indiretamente, de cada particular em benefício coletivo, para atender às despesas da administração. Números 31:28- 1 Reis 4:21
Trilhado = Percorrido. Apertado, entalado, magoado. Deuteronômio 23:1
Trilhar = Calcar, esmagar, pisar. Juízes 8:7 – Amós 1:3
Trombeta = Instrumento de sopro formado por um tubo de metal, mais ou menos comprido e afunilado na extremidade, por onde se emboca. Êxodo 19:16 – Levítico 23:24
Trono = Sólio elevado onde, em atos de maior solenidade, os soberanos se assentam. Gênesis 41:40 – Êxodo 11:5
Tufão = Vento muito forte, tempestuoso; furacão, vendaval. Isaías 17:13 – Atos 27:14
Tumor = Saliência, inchação mórbida circunscrita, desenvolvida em qualquer parte do corpo. Êxodo 9:9 – 1 Samuel 5:6
Túnica = Vestuário antigo, comprido e ajustado ao corpo. Gênesis 37:3 – Êxodo 28:4
Turbado = Desassossegado, inquieto, perturbado. Gênesis 40:6
Turbilhão = Qualquer coisa em movimento giratório ou circulatório rápidos, tal como um remoinho de ar ou de água; torvelinho, vértice. Amós 1:14 – Zacarias 7:14
Turno = Ordem, vez. 1 Crônicas 23:6 – Jó 1:5
Turvar = Tornar(-se) turvo; escurecer(-se), obscurecer(-se). Ezequiel 34:18
Tutor = Protetor. Gênesis 4:9 – 2 Reis 10:5
Ufanar = Envaidecer-se, rejubilar-se. 1 Coríntios 13:4
Úlcera = Perda de substância dos tecidos (pele, mucosa etc.), por processo endógeno, muitas vezes seguida de infecção por instalação decocos, e que não tende à cicatrização. Êxodo 9:9
Ultraje = Ação ou efeito de ultrajar; insulto, afronta, infamação. 1 Coríntios 5:2 – 1 Pedro 2:23
Ultrapassar = Passar além de; transpor. Exceder. 2 Samuel 1:26
Umbrais = Portal superior. Deuteronômio 6:9
Umbreira = Portal, limiar, ombreira da porta. Isaías 57:8
Unânime = Que tem o mesmo espírito, o mesmo sentimento ou a mesma opinião que outrem. 1 Crônicas 12:38
Ungir = Derramar um óleo especial sobre uma pessoa ou coisa e separá-las como santa e prepará-la para o serviço de Deus. (Êxodo 30:22-33, I Reis 16:13)
Unicamente = Exclusivamente. Excepcional, principal, essencial. Marcos 14:51
Urim e Tumim = Nome de um ou mais objetos pertencentes ao Racional do Juízo que o sumo pontífice trazia ao peito de modo que estivesse sobre o coração do sacerdote quando se apresentava diante do Senhor (Ex 28.30; Lv 8.8). Estes objetos, provavelmente, eram guardados em uma dobra do Racional do Juízo, ou por baixo dele. Por meio do Urim e Tumim, o sumo sacerdote consultava a vontade de Deus em casos difíceis.
Urtiga = plantas muito comuns em todas as partes do globo, e que se caracterizam pela presença de numerosos pêlos nas folhas e no caule, os quais, em contato com a pele, produzem comichão e irritação. Provérbios 24:31
Usaste = Verbo Usar no passado. Gênesis 24:14
Usura = Mesquinhez, avareza. Salmos 15:5
Usurpar = Exercer indevidamente; assumir de forma ilícita. Gênesis 27:36
Utensílio = Qualquer objeto, como instrumento, implemento ou vasilha, útil ou necessário aos usos da vida diária, ou ao exercício de certas artes ou profissões. Gênesis 31:37
Utilidade = Qualidade do que é útil. Serventia, préstimo, proveito. 1 Reis 15:15
Valentes de Davi = Grupo de guerreiros famosos por sua bravura, habilidade no combate e dedicação a Davi;alguns nomes: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. Eles tinham sido oficiais no exército de Saul. (II Samuel 23:8-17) e I Crônicas 11.
Víbora = HerpDenominação geral que abrange todas as serpentes; em sentido estrito designa as espécies venenosas de cobras do gênero Vípera. Gênesis 49:17
Vindita = Vingança. 2 Coríntios 7:11
Vindouro = Que há de vir ou acontecer; futuro; que está por vir. Gênesis 49:1
Vingança = Desforra, represália, vindita. Gênesis 4:24
Virtude = Hábito de praticar o bem, o que é justo; excelência moral; probidade, retidão. Levítico 17:11
Vistoso = Ostentoso, aparatoso. Admirável; agradável à vista. Josué 22:10
Vitalício = Diz-se daquilo de que se tem a posse, garantia, uso ou gozo durante toda a vida. 2 Reis 25:30
Vitupério = Repreensão severa. Insulto, injúria. Ato vergonhoso, infame ou criminoso. Hebreus 13:13
Víveres = Gêneros alimentícios, provisões de boca; mantimentos, vitualhas. 1 Reis 20:27
Vivificar = Reanimar, infundir nova vida a. Salmos 85:6
Vogava = Flutuar. Gênesis 7:18
Volátil = Que voa, que tem a faculdade de voar; voador. Deuteronômio 4:17
Voragem = Tudo que consome ou subverte. Salmos 69:15
Voraz = Que devora. Que come com avidez. Atos 20:29
Votivas = Oferecido em cumprimento do voto. Deuteronômio 12:17
Voto = Promessa de uma dádiva ou serviço determinado a Deus, de uma forma específica se ele atender a uma súplica. (Gênesis 28:20-22)
Vozearia = Clamor de muitas vozes reunidas. Atos 23:9
Xale = Peça de vestuário, geralmente quadrada. Isaías 3:22
Xerxes = Nome persa de Assuero; filho de Dario, o Grande. (Ester 1:1)
Yeshua = Palavra hebraica para Jesus. O nome “Yeshua” é derivado de uma raiz hebraica formada por três letras que significa salvar.
Zaqueu = Chefe da coletoria de impostos em Jericó. Ele recebeu Jesus em sua casa e prometeu devolver o dinheiro que tinha roubado. (Lucas 19:1-10)
Zife = Cidade na região montanhosa de Judá onde Davi tentou se esconder de Saul. (I Samuel 23:13-29)
Zimbro = plantas leguminosas. 1 Reis 19:4
Zombava = Escarnecer, chacotear, fazer zombaria. 2 Reis 2:23
Zuzins = Raça aborígene. Gênesis 14:5
QUE AS  BENÇÃOS DO SENHOR SEJAM POR TODOS.